Na hora de pesquisar uma nova placa de vídeo, o consumidor encontra diferentes arquiteturas gráficas de GPUs da AMD e NVIDIA, entre elas a Polaris, Vega e Pascal. Cada uma tem sua particularidade, como o bom equilíbrio de consumo, alta performance e eficiência energética. 

Placa de vídeo ou processador: o que priorizar em um PC gamer barato

A seguir, confira o que significa a arquitetura em uma placa de vídeo e saiba tudo sobre as linhas atuais de processadores gráficos de duas das principais fabricantes do mercado. Aproveite para ver o que cada uma delas oferece de melhor e descubra a melhor opção para você. 

O que é arquitetura?

Arquitetura é o design do chip, que traduz o perfil tecnológico as capacidades (Foto: Divulgação/Nvidia)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Em termos de indústria de semicondutores, uma arquitetura de processador, seja ele gráfico ou CPU convencional, refere-se ao projeto geral que dá origem ao chip principal da placa de vídeo, a GPU. Como o projeto é uma previsão de como o chip será na prática, a arquitetura acaba sendo um termo conveniente para descrever, em linhas gerais, aquilo que um chip é capaz de realizar em termos de velocidade, quanta energia consome, quais tecnologias suporta, além de um vislumbre a respeito de preços e perfis de uso.

AMD Polaris

Com nome de estrela (Polaris é também conhecida como a Estrela Polar), Polaris é a arquitetura gráfica mais recente da AMD. No momento, ela figura em apenas um produto: a Radeon RX 480. No entanto, logo aparecerá nas Radeon RX 470.

Versões menos potentes de chips dessa arquitetura irão ser usadas pela AMD em placas de vídeo de desempenho baixo e intermediário.

RX 480 é a primeira, e até aqui única, placa com processador Polaris (Foto: Divulgação/AMD)

Quando anunciou a Polaris há alguns meses atrás, a fabricante foi clara em definir que o principal enfoque da linha de processadores gráficos a serem derivados dessa arquitetura era a eficiência energética. No final das contas, a AMD atingiu um bom equilíbrio de consumo x performance na RX 480, tudo a um preço muito mais em conta do que os produtos adversários da Nvidia.

- Polaris 10

Este é o nome do único processador gráfico dessa arquitetura lançado até o momento. Embora não seja equiparável em performance aos chips da Nvidia, o produto da AMD oferece um equilíbrio de custo-benefício imbatível no momento.

Tecnicamente, as placas com Polaris 10 devem ser capazes de rodar com conforto games em realidade virtual, além de permitir games a 1440p (resolução 2K) a 60 quadros por segundo.

AMD Vega

Vega, também nome de uma estrela, é a arquitetura que não exatamente substitui a Polaris, mas sim a complementa. Enquanto a segunda foi criada para ser muito eficiente energeticamente, a primeira irá em busca do alto desempenho, deixando o espaço das placas de vídeo de performance baixa e intermediária para as Polaris. Inclusive, alguns rumores dão conta de que versões do processador Vega serão usadas no PS4 Neo.

A AMD pode lançar produtos com chips Vega no fim do ano e, embora não existam informações

... oficiais sobre o que as novas placas com essa tecnologia terão, sabe-se que a arquitetura terá suporte ao padrão HBM2 de memória RAM, muito mais rápido do que as GDDR5 que são aceitas pelas Polaris.

Nvidia Pascal

Placas da série GTX 1000 rodam com a arquitetura Pascal (Foto: Divulgação/Nvidia)

Se, por um lado, os ciclos de lançamento da AMD são um pouco mais tumultuados, com diferentes arquiteturas dividindo uma mesma linha de produtos, a Nvidia tende a ser mais previsível nos seus ciclos. Atualmente, por exemplo, acontece a era das GPUs Pascal.

Se a AMD batiza seus designs de processadores gráficos com nomes de estrelas (antes eram ilhas tropicais), a Nvidia, por outro lado, usa nomes de cientistas. Pascal, por exemplo, substitui Maxwell.

A arquitetura gráfica da Nvidia é mais voltada à performance bruta, entregando produtos com desempenho superior àquele possível nas Polaris disponíveis até aqui. Por outro lado, o preço das placas da fabricante tende a ser bem mais alto.

Como trocar a placa de vídeo do notebook? Comente no Fórum do TechTudo

Conclusão

AMD e Nvidia perseguem, ao menos no momento, estratégias diferentes. A competição no mercado de placas de vídeo opõe a arquitetura Polaris, com foco na eficiência energética e no custo-benefício imbatível da RX 480 às performances insuperáveis da GTX 1070 e 1080. A última placa, por exemplo, é vista como a mais rápida do mundo.

Com as diferenças, o consumidor pode se encontrar com a melhor alternativa entre AMD e Nvidia: custo-benefício melhor traduzido em desempenho bom e preço mais em conta são vantagens inerentes aos produtos Polaris da AMD, ao menos nesse momento. Quem tem dinheiro e pode investir mais pesado tem como opção a Nvidia e os níveis de performance que, ao menos no momento, não encontram paralelo entre os produtos da AMD.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.