Já parou para pensar quantas pessoas possuem o sobrenome igual ao seu? A resposta pode estar mais próxima do que você pensa. O Forebears, que é especializado em fontes genealógicas, oferece esse serviço. Super popular nas redes sociais, a descoberta também é alvo de discussão. Como o site reúne tantas informações sobre tantas pessoas com o sobrenome em comum? Pesquisa.

Facebook exclui perfis brasileiros com 'nomes estranhos'

Lançado em 2012, o Forebears possui um amplo banco de dados com informações de sobrenomes ao redor do mundo, que incluem: significado, países onde é mais comum e estimativa de quantas pessoas também o utilizam. A plataforma também traz dados sobre países, mostrando os nomes mais utilizados nessas regiões. Todas essas informações, segundo desenvolvedor, são de bancos de dados públicos. 

Site possui várias informações sobre sobrenomes de todo o mundo (Foto: Reprodução/Forebears)

Qual é a fonte do Forebears?

Segundo os desenvolvedores, o principal objetivo do site é reunir a grande variedade de fontes genealógicas disponíveis online e offline e catalogá-las. A organização torna os dados facilmente acessíveis por pesquisadores e também por usuários comuns, curiosos por saber suas origens.

No site, há ainda uma lista de contribuidores (forebears.io/credits) que tornaram possível a criação da plataforma e uma segunda lista que responde à pergunta mais polêmica: de onde surgiram os dados?

Sites como Internet ArchiveFamilySearchThe National Archives of IrelandA Vision of BritainU.S. Board on Geographic NamesCanadian Geographical Names Data BaseGazetteer of Australia e The New Zealand Gazetteer of Place Names são citados como fontes primárias das pesquisas. Além do uso de APIs e plataformas de terceiros como Bing Maps e Google Maps ajudam a organizar graficamente.

Como usar o Forebears

O sistema de pesquisa de sobrenomes da plataforma (forebears.co.uk/surnames) é simples de usar: basta inserir o sobrenome desejado e clicar no botão de procura para ter acesso a todos os dados. 

Saiba como usar o Frebears e descobrir a origem do seu sobrenome (Foto: Reprodução/TechTudo)

O site exibe primeiro uma lista de nomes relacionados, o que pode ajudar quando não se sabe a grafia exata ou quando a forma de escrever seu sobrenome muda de acordo com o país ou região.

Como funciona a análise?

Entre as informações exibidas estão a estimativa do número de pessoas que compartilham do mesmo sobrenome em todo o mundo. Essa análise é feita através de consulta e cruzamento dos dados públicos. É mostrada ainda a posição em um ranking de popularidade e o significado.

A lista incluí também um mapa que mostra quantas pessoas com o sobrenome moram em cada país e um ranking com as nações onde o termo é mais comum nas certidões de nascimento e onde se originou. O mapa pode ser filtrado por variáveis e baixado como imagem para consulta.

... e-conteudo" style="width: 695px;"> Mapa do Forebears revela países em que o seu sobrenome é mais popular (Foto: Reprodução/TechTudo)

Como fazer o Google Now falar meu nome? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Dados do Brasil

O site tem também uma seção especial por país, que contém informações bastante curiosas. Na página (forebears.co.uk/brazil) é possível encontrar: listas antigas e novas de nascimentos e batismos, casamentos e divórcios, óbitos, nomes citados em matérias de jornais, listas de imigrantes, escravos, da família real, e outros documentos históricos.

Entre os que mais se destacam, estão os sobrenomes mais usados no Brasil atualmente. Um levantamento de 200 sobrenomes no país começa com Silva, liderando o ranking nacional.

Veja a lista completa em (forebears.co.uk/brazil#surnames).

Árvore Genealógica

O Forebears é um site especializado em genealogia e reúne vários documentos referentes a sobrenomes e históricos familiares.

O objetivo do site é reunir em um único local todos os documentos possíveis sobre o assunto, disponibilizando informações que antes só eram encontradas offline. Por ser britânico, se concentra mais em informações sobre o Reino Unido, mas possui vários registros públicos de outros países.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.