Pokémon Go é um dos mais aguardados games mobile de todos os tempos. Um de seus principais atrativos é a realidade aumentada, que permite que os usuários capturem os bichinhos enquanto caminham pelas cidades. A mecânica é inovadora, divertida e simples, mas é preciso ficar atento a alguns detalhes importantes. Neste tutorial, conheça tudo sobre o sistema de captura.

Como jogar Pokémon Go, game mobile da franquia

Capturar um Pokémon pode ser um processo simples, mas também pode causar uma certa dor de cabeça se ele for um monstrinho muito forte. É importante estar sempre atento – ao nível de dificuldade do Pokemón e também ao mapa – para não deixar um bichinho escapar.

Pokémon GO está chegando, aos poucos, aos usuários do Android e do iOS (Foto: Divulgação/Pokemon Go)

Pokébolas

Assim como na série de games e TV, é preciso usar Pokébolas para capturar Pokémon. Você já começa a aventura com algumas, ganha outras conforme sobe de nível e também pode comprar na loja virtual e em PokéStops. Além das bolas tradicionais, há ainda Great Balls, Ultra Balls e Master Balls, que servem para capturar os mais raros Pokémon.

Pokébolas são usadas para pegar Pokémon em Pokémon Go (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Tipos de Pokémon

Se você jogou Pokémon no Game Boy, sabe que existem Pokémon mais difíceis de capturar do que os outros. No Pokémon GO, é simples identificar esta diferença: quando um Pokémon selvagem aparece, na tela de captura, ele pode ter três cores um círculo ao seu redor. Se for verde, ele é “fácil”, se for laranja, “médio”, caso seja vermelho, “difícil”.

Miniaturas dos bichinhos aparecem na tela em Pokémon Go (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Como encontrar Pokémon

Você não encontra os Pokémon, eles te encontram. Eles podem estar em qualquer lugar – é só o jogador ir andando e, de repente, o celular pode vibrar. É a indicação de que há bichinhos na área. Tire o aparelho do bolso, abra o mapa do GO e olhe ao redor. Quando houver um Pokémon, ele aparecerá na tela, então você deverá tocar nele para iniciar o processo de captura. No canto direito da tela, há como ver quais Pokémon aparecem na sua região.

A tela de captura

O Pokémon aparece no centro da tela ou um pouco mais para o lado. A tela de captura tem alguns ícones: na parte superior, do lado esquerdo, toque nele para “fugir”. Na inferior, do direito, tem uma câmera – é possível fotografar o monstrinho – e a mochila, para usar itens e/ou trocar de Pokébola.

... er (Foto: Reprodução/Thiago Barros)" width="695">Na realidade aumentada de Pokémon Go, Pokémon aparecem onde sua câmera estiver (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

“Pokébola, vai!”

Ao contrário dos jogos do Game Boy, não é preciso batalhar com os Pokémon e deixá-los mais fracos. É só usar as Pokébolas. A melhor chance de pegá-los é quando o anel colorido na parte inferior do bichinho (verde, laranja ou vermelho) estiver com o menor diâmetro. Pressione a Pokébola e jogue quando seu timing indicar. É preciso ser bem preciso no arremesso também. Mesmo assim, o sucesso não é garantido.

Capturar um Pokémon em Pokémon Go pode ser fácil, mas depende do nível dele (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Sucesso ou fracasso

Quanto mais forte ou de maior nível de dificuldade for o Pokémon, mais complicado pode ser de acertar o timing e também a precisão do arremesso para pegá-lo. Depois de um tempo errando, ele pode fugir, ou até mesmo sair da Pokébola arremessada. Por isso, você pode usar tipos mais avançados de Pokébola ou itens como os Razz Berries, que são frutas que atraem os bichinhos e deixam a captura muito mais simples.

Quando você pega um Pokémon, esta é a tela que aparece logo depois (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Depois da captura

Após pegar um Pokémon, você ganha pontos de experiência, ele vai para a sua coleção e mais informações são adicionadas na Pokédex.

Todos os Pokémon ficam na sua coleção (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Incenso

Uma dica interessante, depois de todos estes detalhes básicos. Se um dia você estiver em casa, e a sua região não mostrar muitos Pokémon com frequência, use o item “Incense”, ou Incenso. Ele libera um odor capaz de atrair bichinhos para onde você está. O efeito dura 30 minutos, e você pode aproveitar para capturar Pokémon sem precisar andar por aí.

Quer baixar Pokémon Go logo? Usuários dão dicas no Fórum do TechTudo

Incenso pode facilitar a captura de Pokémon, atraindo-os para um local (Foto: Reprodução/Thiago Barros)


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.