O Globo Play - aplicativo que permite assistir ao conteúdo oficial da Globo no PC, Smart TV, iOS ou Android - exibirá parte da sua programação em 4K HDR, já a partir desta segunda-feira (18). A plataforma ganhará, com isso, ainda mais qualidade de imagem com o investimento na nova tecnologia, explorando melhor recursos de luzes, cores e detalhes em suas produções.

Globo Play ganha playlist por interesses e tempo livre para ver TV

Dentre a programação 4K HDR, que estará disponível para os consumidores nesta segunda, está a minissérie Ligações Perigosas. A série Dupla Identidade, que já está disponível em 4K, também ganhará uma versão em HDR no futuro.

A minissérie Ligações Perigosas ganhará versão em 4K HDR (Foto: Viviane Werneck/TechTudo)

Segundo Fernando Alonso, Gerente de Operações de Tecnologia da Globo, o Globo Play está pronto para colocar no ar conteúdos em HDR. "A Globo é a primeira produtora no Brasil a desenvolver sua programação em HDR. Para alcançar esse objetivo foram feitas várias parcerias, além da contratação de profissionais especializados".

O HDR, como o TechTudo explica em detalhes aqui, proporciona uma maior imersão a estímulos de cor, luzes, sombras e detalhes das imagens, proporcionando uma experiência visual bem próxima do mundo real. No entanto, para assistir a um conteúdo com esta tecnologia é necessário que o usuário tenha um aparelho que seja compatível com o HDR. Smart TVs com o recurso ainda são bem caras no Brasil, por exemplo.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Mesmo com a produção em HDR, Alonso afirma que o Globo Play continuará desenvolvendo conteúdo em SDR, compatível com a maioria dos aparelhos de TV da atualidade. "Mesmo investindo em programação HDR, o conteúdo SDR continuará sendo produzido. Ou seja, se você tiver uma TV HDR, a programação irá automaticamente se adaptar a este novo formato. Se ainda tiver um televisor SDR, o Globo Play vai te entregar o máximo que seu dispositivo permite", confirma.

Cena da minissérie Ligações Perigosas: à esquerda em HDR e à direita em SDR (Foto: Divulgação/Globo Play)

Sobre a tão falada qualidade visual proporcionada pela união 4K + HDR, o gerente afirma que a estratégia da plataforma é sempre trabalhar com uma maior quantidade possível de pixels sem perder a qualidade. "Mais pixels na tela resolve o problema de resolução? Não. A qualidade deste pixel é o que mais importa na transmissão, mostrando ma

... is informação compatível com o olho humano", explica. "Ter mais pixels não quer dizer ter mais quantidade de informação. Quando vamos para a tecnologia HDR começamos a ter pixels melhores. E, dessa forma, é possível enxergar mais detalhes".

Se você quer aproveitar todo o potencial 4K HDR do Globo Play, o recomendado pela plataforma é uma conexão de rede de 32MB. Já para o conteúdo padrão, em SDR, a recomendação é uma banda de 30MB. A programação, já nativa do serviço, será gradativamente adaptada para a nova tecnologia e novas produções estão a caminho já no novo formato.

Como cadastrar outros dispositivos para assistir a Globo Play na Smart TV? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.