O alemão Torsten Grote é programador e ativista do software livre. Uma de suas grandes preocupações é a falta de controle que as pessoas têm sobre seus próprios aparelhos celulares. Junto com a Free Software Foundation Europe, Grote lançou a campanha “Free Your Android” (Liberte Seu Android) para ensinar às pessoas como utilizar seus celulares Google de forma segura e livre.

Tudo sobre o FISL

O TechTudo aproveitou a passagem de Grote pela 17ª edição do FISL — Fórum Internacional Software Livre, evento de tecnologia livre que vai de 13 a 16 de julho em Porto Alegre — para bater um papo com o programador e pegar umas dicas de como “libertar celulares"; confira.

Torsten Grote no FISL17 (Foto: Giordano Tronco/TechTudo)

TechTudo: Como surgiu o “Liberte seu Android”?

Torsten Grote: Eu sou um ativista do software livre há muito tempo. No começo dos smartphones, não havia muitas opções livres. Eu comprei o meu primeiro celular Android em 2011 e, tanto naquela época como hoje em dia, há aplicativos [nativos] que vêm com o Android e você não consegue deletar. Eu não gosto disso, e fui atrás do que poderia ser feito a respeito.

TT: E como você fez para libertar o seu Android?

Torsten Grote: O núcleo do Android OS é software livre. Por isso, é possível modificá-lo. Tem pessoas que desenvolveram modificações do sistema operacional, como o CyanogenMod, que é o que eu uso. Para instalá-lo, você precisa remover o sistema operacional do seu celular e então colocar esse outro no lugar. Assim, dá pra escolher se você quer os aplicativos do Google ou não.

TT: Como se faz para atualizar um Android modificado? 

Torsten Grote: Um sistema operacional sem atualizações é bem perigoso, podem aparecer brechas de segurança que não são fechadas. Com o CyanogenMod há uma comunidade atualizando constantemente o software. Você pode programar as atualizações.

TT: E funciona em qualquer celular?

Torsten Grote: Não. No Brasil, alguns smartphones não suportam. Os modelos de celular mais baratos e os modelos para dois chips não suportam. São celulares desenvolvidos para o público brasileiro, e não são compatíveis com outros sistemas operacionais. Mas todos [os celulares] da Motorola são compatíveis, porque são celulares iguais em todos os lugares do mundo.

Torsten Grote (Foto: Divulgação/Camila Cunha - FISL)

TT: E nos casos onde não é possível instalar outro sistema operacional?

Torsten Grote: Mesmo que você tenha um celular com Android original, você não precisa usar os aplicativos do Google. A outra parte de libertar o meu Android é que eu não tenho aplicativos do Google Play Store. Eu uso o F-Droid, um catálogo de aplicativos de código aberto, que não capturam informação para publicidade ou qualquer outro fim. Você tem que baixar o F-Droid do site, porque ele não existe na Google Play.

... div>
Torsten Grote

TT: Qual a vantagem de usar esses aplicativos livres?

Torsten Grote: Muitos aplicativos espionam você. Eles sabem o que você faz, quanto tempo você fica olhando para uma tela específica, onde você clica, e usam essa informação para otimizar o aplicativo. O F-Droid não espiona, e é tudo de graça. O Google atualiza os aplicativos instalados no seu celular sem você saber. Eu não gosto disso, me assusta.

TT: Você pode falar sobre alguns aplicativos livres que substituem proprietários?

Torsten Grote: Claro. Em vez do Google Maps, eu utilizo o OsmAnd, que tem a vantagem de funcionar sem Internet, só com o GPS. São os próprios usuários que o atualizam, então há países onde os mapas são até mais completos que os do Google Maps. Em vez do Gmail, eu uso o K-9 Mail. Eu uso o Twidere em vez do aplicativo oficial do Twitter, que também permite baixar os tuítes para ler offline. Todos estão disponíveis no F-Droid. Eu não tenho o Google Play Store e sobrevivo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.