A Mozilla vai adotar uma posição mais agressiva para reduzir o uso do Flash no Firefox. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (20) e informa que a próxima versão do navegador vai bloquear, por padrão, qualquer conteúdo do formato que seja executado no background da página. Ou seja, que não requerem a interação do usuário como planos de fundo, animações em geral. Mas, outros tipos de material, que também usem o plugin, não serão afetados no momento.

Plugin Java não funciona no Firefox? Veja o que fazer

Além do Firefox, outros navegadores e plataformas de Internet estão substituindo o Flash por serviços como o HTML5. Ou seja, torna melhor a reprodução de áudio, vídeo e streaming, integração com a área de transferência, gráficos em 2D e 3D rápidos e acesso a câmeras e microfones do dispositivo.

Firefox decide bloquear Flash no navegador (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Segundo Benjamin Smedberg, gerente de engenharia de qualidade da Mozilla, os “plugins [como o Adobe Flash] introduzem problemas de estabilidade, performance e segurança para navegadores e esta não é uma troca que os usuários devam aceitar”. Por isso, mudanças estão sendo planejadas. 

Uma das vantagens, para os usuários, é a melhora da performance do dispositivo e do navegador, além da vida útil da bateria. A expectativa é que reduza as falhas do Flash em até 10%.

Outro argumento para o bloqueio é uma constante queda nos índices de falhas de plugins registrados pela desenvolvedora. Os dados indicam uma redução ainda maior após sites como o YouTube, que possuía player em Flash, abandoná-lo e ser a favor do sistema com HTML5.

Qual navegador ainda roda Flash? Descubra no Fórum do TechTudo.

A Mozilla também pretende ampliar a lista de conteúdos bloqueados para incluir material que não é visto pelos usuários, usando técnicas aplicadas para mensurar o impacto de anúncios. A partir de 2017, a previsão é tornar todo o conteúdo em Flash totalmente indisponível. Somente os aprovados pelo usuário poderá ser visto no browser.

... de plugins com o menor uso do Flash (Foto: Reprodução/Mozilla)" height="438" src="//s2.glbimg.com/9PxlOGo_BKLLcle-8Fk8O990_Rs=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/07/20/plugin-crash-rate-in-firefox-768x484.jpg" width="695">Gráfico da Mozilla mostra queda nos registros que falhas de plugins com o menor uso do Flash (Foto: Reprodução/Mozilla)

O Adobe Flash Player é um dos plugins mais famosos para navegadores, mas possui vulnerabilidades críticas em seu sistema que podem ser solucionadas por alternativas mais modernas. E, por ser um formato utilizado em muitos sites, sua substituição tem sido lenta e progressiva.

Via Mozilla



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.