Um novo golpe virtual está usando a divulgação de vídeos falsos no Facebook para infectar perfis com vírus. O ataque foi revelado pela ESET — desenvolvedora do antivírus ESET NOD32 Antivirus — é voltado a brasileiros e usa táticas de engenharia social para estimular as pessoas a clicarem em links maliciosos que prometem dois vídeos diferentes. O primeiro deles seria um filme que mostra uma cobra gigante que teria engolido uma criança, enquanto o segundo mostraria uma possível prova do assassinato da modelo Eliza Samúdio em 2010.

Novo boato do Facebook: notificação sobre quem viu seu perfil é falsa

Vídeos falsos atraem usuários do Facebook para roubar acesso a suas contas (Foto: Divulgação/ESET)

A tática usada para atrair internautas desprevenidos é semelhante à escolhida por outros tipos de ataques. Um link, publicado no Facebook, promete exibir um vídeo que possui grandes chances de interessar o público. Eles costumam usar títulos chamativos, como, nesse caso, “Mistério resolvido! Criança desaparecida no Mato Grosso é encontrada dentro de cobra” e “Caso goleiro Bruno: após seis anos policia encontra vídeo de espancamento de Eliza Samúdio”.

Como saber quem me adicionou no Facebook e depois excluiu a solicitação? Veja dicas no Fórum do TechTudo.

Ao clicar no link, o usuário é encaminhado para um site que executa códigos maliciosos, com o objetivo de roubar o acesso à conta da vítima no Facebook e postar links para esse e outros tipos de ataque em seu perfil. O processo visa usar a confiança de seus amigos para que eles sejam infectados.

“A escolha do Facebook tem como objetivo atingir o maior número possível de vítimas. E as pessoas precisam ficar bastante atentas a esse tipo de ataque, que tende a ser

... cada vez mais comum nas redes sociais mais populares”, lembra o presidente da ESET, Camillo Di Jorge.

Dica: Como remover vírus do Facebook

A recomendação da desenvolvedora é que os usuários fiquem atentos aos links que são postados por seus amigos no Facebook e procurem acessar apenas aqueles que redirecionam para sites conhecidos e de confiança. Se estiver em dúvida, vale checar com o próprio contato se o link compartilhado é autêntico.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.