A Google Play Store, loja de aplicativos para celulares com Android, ganhou nesta semana novidades na atualização de programas. A partir de agora, usuários podem ver o tamanho real dos aplicativos para download, assim como o tamanho das atualizações de cada programa já instalado no smartphone. Com isso, eles poderão saber quanto cada app ou update vai pesar na memória do seu telefone. 

Google Play: use a biometria do celular para proteger suas compras

O objetivo do Google, segundo o blog para desenvolvedores do Android, é tornar essa informação mais clara, principalmente para as pessoas que se preocupam com o consumo de dados quando não estão usando uma conexão Wi-Fi.

Google Play Store passa a mostrar tamanho das atualizações (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Ainda sobre esse tópico, a companhia anunciou que 98% dos aplicativos em sua loja já utilizam um algoritmo chamado Delta, capaz de tornar as atualizações até 50% menores. A novidade, que vem sendo testada desde 2012, permite baixar apenas as informações novas durante a atualização. Esses dados se fundem aos antigos, tornando o processo mais rápido e com menor consumo de internet móvel.

Prints indicam informações mais claras sobre downloads e atualizações (Foto: Reprodução/Android Developers Blog)

A empresa informou ainda que aplicou

... o novo algoritmo ao APK Expansion Files, permitindo aos desenvolvedores incluírem até 2 GB adicionais ao aplicativo, o que pode ser bastante proveitoso no caso de games, cujos gráficos mais elaborados costumam torná-los mais pesados. O resultado seria a redução de tamanho em 12% no download e de até 65% na atualização desses arquivos.

Via Android Developers Blog e Android Authority

Como atualizar o Google Play Services no celular? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.