Todo mundo ama os GIFs. As famosas imagens animadas, que fazem sucesso absoluto em todas as redes sociais, possuem versões em 3D. O GIF 3D promove um efeito de profundidade, semelhante ao dos filmes 3D que assistimos no cinema, mas dispensam o uso dos óculos para enxergamos. Isso porque o que vemos na tela não é um 3D real, é apenas um efeito óptico.

Artista brasileiro cria GIFs 3D no Cinemagram

Devido a algumas características dos GIFs 3D, o nosso cérebro acaba sendo “enganado”, achando que há profundidade na imagem que, na verdade, é apenas 2D. Veja alguns dos exemplos abaixo.

O objeto principal se sobrepõem às linhas brancas (Foto:Reprodução/Tumblr)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Exemplo de imagem GIF em 3D (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Sabe o Tumblr? Começou por lá

Os GIFs 3D começaram no Tumblr. A plataforma de blogs disponibilizou uma funcionalidade chamada de GIF SET, onde o usuário podia postar vários GIFs de uma única vez.

As imagens eram separadas por linhas brancas. Alguns usuários mais atentos e criativos viram que essas linhas poderiam ganhar uma outra utilidade e não apenas a separação das imagens.

Com o uso da parte branca, eles conseguiram criar os GIFs em 3D, postando falsos GIF SETs na plataforma de blogs e criando uma nova categoria de GIFs.

Como usar GIF no WhatsApp? Comente no Fórum TechTudo.

Como funciona o GIF 3D?

Os GIFs 3D são feitos a partir de truques que enganam nosso cérebro e possuem duas características: uso de duas linhas brancas - dividindo a imagem em três partes - e o fundo desfocado.

Inicialmente, as duas linhas brancas ficam sempre à frente da imagem. Mas o objeto principal do GIF, quando em movimento, se coloca à frente das linhas brancas, cobrindo-as. Ao mesmo tempo, o fundo da imagem fica desfocado, dando mais destaque ao objeto principal.

Assim, a junção desses dois acontecimentos, em questão de milésimos de segundos, faz com que nosso cérebro pense que há profundidade na imagem e entenda o GIF como um GIF 3D, impressionante.

... o/tt2/f/original/2016/07/27/ezgif.com-resize_1.gif" title="Todo GIF 3D possui as mesmas características (Foto: Reprodução/Tumblr)" width="695">Todo GIF 3D possui as mesmas características (Foto: Reprodução/Tumblr)

O mesmo artifício não pode ser usado em vídeos, pois têm uma duração bem maior que um simples GIF animado.

Para fazer um GIF em 3D é necessário utilizar o Photoshop — ou outro editor de imagens — e ter paciência, visto que você precisará criar as duas linhas brancas e cada layer que fará parte da animação.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.