O Windows 10 possui duas versões voltadas para desktops e notebooks. Elas são chamadas de Windows 10 Pro e Windows 10 Home. A versão Pro — de profissional — é a mais completa de todas e abrange mais recursos para desenvolvedores, por exemplo. Já a versão Home é voltada para usuários domésticos, que não vão precisar de recursos em rede, remotos ou mais complexos.

Windows 10: lista tem 20 dicas para você usar no seu computador

Será que vale a pena investir mais dinheiro na versão Pro do Windows 10 ou a versão Home já é suficiente para a maioria dos usuários? Listamos todas as funcionalidades que cada uma das versões oferece e fizemos uma análise do custo vs. benefício de cada uma delas. Confira nos próximos parágrafos.

Semelhanças entre as versões Pro e Home

O Windows 10 Home oferece as principais funções do sistema (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Como já foi informado, a versão Windows 10 Pro é mais completa e possui outras funções. A edição tem todos os recursos presentes na versão Home e ainda oferece mais alguns recursos extras. Veja a lista do que está presente em ambas as versões: 

- Menu iniciar personalizável:

- Windows Defender e firewall do Windows;

- Inicialização rápida com Hiperboot e InstantGo;

- Suporte a TPM;

- Funções para economia de bateria;

- Suporte à assistente pessoal Cortana e seus recursos, como sugestões proativas, lembretes, pesquisas na web, no dispositivo e na nuvem, ativação por voz com o comando “Ei Cortana”, dentre outros;

- Windows Hello: reconhecimento por biometria (impressão digital, reconhecimento facial e de íris) e segurança biométrica de nível empresarial;

- Áreas de trabalho virtuais;

- Ajuste de até quatro aplicativos em uma tela;

- Ajuste de aplicativos em telas diferentes;

- Continuum: passar do modo PC para tablet e vice-versa;

- Microsoft Edge e seus recursos exclusivos.

Vale a pena ressaltar que a presença de algumas destas funções vai depender da implementação pela fabricante. Por exemplo, para um notebook ter o sensor biométrico ou a função de reconhecimento facial, a fabricante precisa implementar a função no hardware do seu equipamento.

Recursos e funções presentes apenas no Windows 10 Pro

Agora veja os recursos mais avançados presentes apenas na versão Pro, que tem como foco usuários avançados e corporativos: 

- Ingresso em domínio;

- Gerenciamento de política de grupo;

- Internet Explorer em Modo Empresarial (IMIE);

- Assigned Access;

- Área de trabalho remota;

- Hyper-V Cliente;

- Fácil atualização da versão Pro para a Enterprise;

- Acesso ao Active Directory do Azure com logon único em aplicativos hospedados na nuvem;

- Adição de roaming de estado do usuário com o Azure Active Directory;

- Windows Store for Business;

- Provisionamento dinâmico;

- Proteção de dados corporativos;

- BitLocker;

- Inicialização confiável;

- Acesso condicional;

- Windows Update for Business

Como é possível para perceber, as funções extras oferecidas pelo Windows 10 Pro não são muito úteis para os usuários domésticos, tendo como foco principal usuários corporativos ou avançados.

... rget="_self">Ainda em dúvida se o Windows 10 vale a pena? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Qual delas devo escolher?

Fica claro, após a listagem feita nos tópicos anteriores, que se você for um usuário doméstico, a versão Windows 10 Home suprirá todas as suas necessidades. Não conseguimos imaginar um cenário onde um usuário comum precise usar a função de “Gerenciamento de política de grupo”, por exemplo.

As principais e mais importantes funções do Windows 10, como a Cortana, Microsoft Edge, Windows Hello e outras estão presentes em ambas as versões. Assim, recomendamos que se você estiver pensando em comprar uma nova licença do Windows 10, adquira a Home. A não ser que você seja um usuário corporativo ou mais avançado e esteja pensando em implementar o software na sua empresa.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.