O Anniversary Update é a primeira grande atualização do Windows 10, que começa a ser liberada nesta terça-feira (2). Disponível para download gratuito, a nova versão do sistema traz funções aguardadas, como a Cortana em português para o Brasil, extensões para o Microsoft Edge e o Windows Ink com ferramentas para anotações com canetas. Há também reformulações importantes no Menu Iniciar, central de Notificações e em outras áreas do sistema. 

Anniversary Update do Windows 10 pode chegar com atraso; entenda

O que há de novo?

O Anniversary Update marca a chegada de inúmeras funções requisitadas ao Windows 10. A Cortana, por exemplo, deve auxiliar em pesquisas, configurações de alarmes, notas, sugestões de restaurantes, trajetos de carro e outras atividades do dia a dia em português. A assistente poderá ser usada também na tela de bloqueio e para exibir notificações do Android no PC.

Windows 10 Anniversary Update trará Cortana em Português para o Brasil (Foto: Rerpodução/Elson de Souza)

Já o Microsoft Edge ganhará suporte a extensões, tendo opções disponíveis como o Microsoft OneNote, Evernote, Microsoft Office Online, AdBlock, LastPass, entre outros. O browser ganhou funções, como navegações por gestos, alertas integrados à central de notificações, fixação de abas, login via biometria e outros.

Quais placas de vídeo podem ser usadas com Windows 10? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Para quem usa o computador com suporte à caneta stylus, a Microsoft criou o Windows Ink. É uma central onde usuários poderão encontrar links para apps adaptados para anotações, baixar novas opções na loja e usar ferramentas como a régua digital. Foram incluídos aplicativos nativos como notas autoadesivas, bloco de esboços e ferramentas de anotações em tela.

Windows Ink é a nova central para uso de canetas do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

A Microsoft fez algumas mudanças visuais importantes. O Menu Iniciar, por exemplo, foi reformulado com a coluna “todos os aplicativos” sempre em exibição e novos atalhos para poupar cliques. A central de notificações foi movida para o canto da barra de tarefas e mostrará alertas com mais detalhes.

Os donos de Xbox One poderão jogar os games digitais comprados no console também no computador e vice-versa. A Windows Store vai ganhar um novo design e será unificada em todos os dispositivos com Windows 10: celulares, PCs,

... Xbox, Surface Hub e HoloLens. E, por fim, os populares emojis foram redesenhados.

Quanto custa o Anniversary Update?

Se você já tem o Windows 10 instalado no seu computador, o Anniversary Update será totalmente gratuito. Basta ligar o Windows Update e aguardar até que o pacote de atualização chegue para você. Mas caso não tenha, será necessário comprar uma licença do Windows 10 e baixar a atualização mais recente.

Anniversary Update do Windows 10 será gratuito e trará novo menu Iniciar (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Quem pode fazer a atualização?

Segundo a Microsoft, todos os usuários do Windows 10 podem fazer a atualização para o Anniversary Update a partir de 2 de agosto. No entanto, se você ainda não recebeu a atualização, não há motivos para se preocupar. Segundo a chefe do programa Windows Insider, Dona Sarkar, o update chegará em ondas de forma similar ao lançamento do sistema no dia 29 de julho de 2015.

Windows 10 Anniversary Update trará nova loja unificada em todos os dispositivos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Requisitos mínimos

A Microsoft resolveu mexer nos requisitos de sistema pela primeira vez em muitos anos. A partir do Anniversary Updates, os computadores com chips de 32-bits terão que ter 2 GB de RAM ao invés de apenas 1 GB.

A mudança, porém, só deve afetar os novos equipamentos, já que essa é uma exigência da Microsoft para fabricantes. Os computadores antigos devem ser capazes de fazer a atualização, mas podem ter recursos desativados ou funcionamento mais lento. Processadores de 64-bits seguem exigindo 2 GB de RAM.

Windows 10 tem nova central com notificações do Android e passará a exigir 2 GB de RAM (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Os requisitos mínimos oficiais para o Windows 10 Anniversary Update, portanto, serão: processador de 1 GHz ou superior, 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento livre para a versão de 32-bits e de 20 GB para a de 64-bits. Além disso, é necessária uma tela com resolução de 800 x 600 pixels ou superior.

Como fazer a instalação no seu PC

Se o seu computador atende todos os requisitos para o Anniversary Update, basta seguir as seguintes recomendações para atualizar o seu PC. Lembre-se que o update pode durar algumas horas, sendo recomendado evitá-lo em períodos quando se é preciso usar o computador.

Passo 1. Faça backup da sua máquina. Como qualquer atualização e alteração no sistema operacional, há sempre chances que problemas ocorram. Confira como criar um disco de recuperação do Windows 10.

Além disso, salve seus arquivos pessoais em pendrives, HDs externos ou em serviços de nuvem como o OneDrive, Google Drive ou Dropbox;

Usuário deve fazer backup do sistema antes de instalar Windows 10 Anniversary Update (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Acesse as configurações do sistema no menu iniciar;

Abra configurações do Windows 10 no menu Iniciar para instalar atualização (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Clique em “Atualização e segurança”;

Windows 10 Anniversary Update pode ser baixado em "Atualização e segurança" (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Na guia “Windows update”, toque em “Verificar se há atualizações”;

Windows Update procurará por atualização ao comando do usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 5. Aguarde até que o sistema termine e busca. Se houver instalações, o Windows começará a baixar e fará a instalação do sistema. Durante esse tempo, será necessário reiniciar o computador. Portanto, salve todos os seus trabalhos;

Windows 10 procurará por atualizações e começará a baixar o Anniversary Update quando disponível (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 6. Após o update, o Windows 10 voltará para a tela de login. Digite sua senha e aguarde até o fim da configuração da sua conta;

Pronto! Agora você já pode aproveitar o Windows 10 Anniversary Update no seu computador.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.