Cartões de memória com 64 GB ou mais de espaço são considerados SDXC e funcionam com formato de arquivos exFAT. Mas há situações em que pode ser necessário formatar esses cartões no sistema de arquivos FAT32, mais antigo e normalmente aceito por uma grande quantidade de dispositivos com mais idade, como câmeras, celulares e até mesmo no Raspberry Pi e outras placas do gênero.

Aprenda a formatar o cartão SD da GoPro manualmente, no Windows ou MAC

O problema é que o Windows 10 impede a formatação nesse padrão, obrigando o usuário a recorrer a um aplicativo específico para realizar o procedimento. No tutorial a seguir, você vai aprender a forçar a formatação em FAT32 no Windows 10.

Usando o FAT32 Format você pode formatar cartões de memória, pendrives e HDs em FAT32 no Windows 10 (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)

Antes de discutir o passo a passo, é importante lembrar que o mesmo processo funciona para a formatação de qualquer dispositivo em FAT32 no Windows 10: HDs externos, pendrives e discos rígidos secundários podem ser formatados dessa forma.

Passo 1. Você vai precisar de um app simples e bem eficiente para driblar o Windows: baixe o FAT32 Format e insira o cartão - ou pendrive e HD externo - que deseja formatar no seu computador;

O FAT32 Format é um aplicativo simples que não exige instalação para funcionar (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. Execute o FAT32 Format. O app não requer instalação e deve aparecer como guiformat.exe no seu PC. É interessante escolher “Executar como administrador”;

Lembre-se de executar o FAT32 Format como administrador para evitar sustos (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. No campo “Drive”, selecione a unidade do cartão de memória;

Escolha a unidade que deseja formatar em "Drive" (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 4. Se você quiser, pode definir um nome para a unidade. C

... aso contrário, pode deixar o campo em branco;
Se não quiser nomear o cartão, você pode deixar o campo "Volume Label" em branco (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 5. Se escolher “Quick Format”, o processo levará apenas alguns segundos. É o mais indicado caso seu cartão seja novo ou pouco usado. Desmarcar essa opção significa optar por uma formatação intensiva, bem mais demorada, e mais recomendada para discos, pendrives e cartões mais antigos;

Selecione "Quick format" para a formatação rápida (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 6. Clique em “Start” para começar;

Clique em "Start" para começar a formatação do seu dispositivo (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 7. Uma caixa de diálogo apresentará um aviso de que, caso prossiga, você perderá todos os dados em seu cartão, pen drive ou HD externo. Confirme clicando em “OK” para continuar;

Clicando em OK você autorizará a formatação (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 8. Aguarde enquanto o FAT32 Format trabalha;

O FAT32 Format dará início ao processo de formatação do seu cartão de memória, pendrive ou HD (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 9. Pronto. Você pode conferir o sistema de arquivos do cartão de memória nas propriedades do seu cartão.

Você pode conferir o resultado nas propriedades do Windows 10 para verificar se o formato FAT32 está aplicado ao seu dispositivo (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Como instalar o Windows com pendrive? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.