Os Jogos Olímpicos de 2016 tem abertura oficial na próxima sexta-feira (5) e vão acontecer no Rio de Janeiro. Para mostrar como a tecnologia pode auxiliar o usuários a se preparar e aproveitar o evento, o TechTudo selecionou aplicativos grátis para quem não quer perder os resultados das competições, acompanhar o trânsito, restaurantes e festas na cidade. Confira abaixo a lista completa. 

Google Translator: app tradutor dá dicas para as Olimpíadas Rio 2016

Para se manter informado em tempo real:

- Globo Play: Durante as Olimpíadas, você poderá usar o Globo Play, plataforma de vídeos da Globo, para acompanhar a transmissão do evento feita pela TV. Seja para assistir aos programas esportivos ao vivo (função disponível apenas no Rio de Janeiro e em São Paulo) ou para ver reprises dos jogos que você perdeu. O Globo Play pode ser usado nos celulares Android, no iPhone (iOS) e na Web.

Você poderá acompanhar a transmissão das Olimpíadas pelo Globo Play (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

- SporTV Rio 2016: Esse é o aplicativo do SporTV totalmente dedicado aos Jogos Olímpicos. Por meio dele, os assinantes do canal esportivo terão acesso a 56 sinais para não perder nenhum jogo. Aqueles que não forem assinantes da emissora poderão assistir a até 30 minutos por dia da programação ao vivo e aos vídeos on demand gratuitamente.

- Rádio CBN: O aplicativo da rádio de notícias CBN permite ouvir a programação do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. Você poderá ficar por dentro de tudo o que acontece durante os Jogos Olímpicos escutando a rádio. Pelo app, disponível para iPhone, Android e Windows Phone, dá para ouvir tanto as matérias gravadas, quanto a transmissão ao vivo.

- Rio 2016: Esse é o aplicativo oficial das Olimpíadas no Rio. Por meio dele, é possível saber todas as informações do evento, desde notícias sobre os esportes, locais e horários das competições até o quadro de medalhas. O download do app Rio 2016 pode ser uma boa opção tanto para quem vai assistir a algum jogo, quanto para aquele que quer se manter informado.

Rio 2016 é o aplicativo oficial das Olimpíadas (Foto: Aline Batista/TechTudo)

Para se movimentar na cidade:

- Moovit: O Moovit será um aplicativo muit

... o útil para quem estiver na cidade do Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos. Ele permite traçar uma rota até seu destino, utilizando informações em tempo real sobre o transporte público. Assim, você pode monitorar o percurso de ônibus, trem e metrô e escolher a melhor forma de chegar aos locais de competição.
Google Maps agora tem recurso Modo de Direção (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

- Google Maps: O tradicional aplicativo de mapas do Google está disponível para Android, iPhone (iOS) e web. Para as Olimpíadas, o Google Maps acrescentou vários recursos que prometem facilitar o deslocamento na cidade, por exemplo: os ônibus em tempo real e os mapas internos dos locais de competição.

Apple Maps: O Apple Maps é o aplicativo de mapas para iPhone. Para ajudar aqueles que vão estar na cidade durantes os Jogos, a Apple liberou mapas em 3D do Rio de Janeiro e inseriu rotas de transporte público.

- Waze: O Waze é um GPS colaborativo que mapeia o trânsito em tempo real, ajudando o usuário a escolher a melhor rota. Para as Olimpíadas, o aplicativo incluiu um recurso que indica os locais perigosos na cidade com base em dados do Disque Denúncia, ajudando na segurança dos usuários. Além disso, durante a competição, o app pode ser especialmente útil para quem não vai assistir aos jogos e quer evitar os lugares com trânsito difícil, já que muitas ruas serão interditadas ou terão o sentido alterado.

O Waze pode te ajudar a fazer o melhor trajeto (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

- 99Taxis: Esse aplicativo pode ser de grande ajuda na hora pedir um táxi. O serviço está disponível para Android, iPhone e Windows Phone e usa o GPS do celular para chamar um motorista que esteja perto da sua localização. Você pode utilizar táxis para ir e voltar dos jogos. Assim, evita sair com seu carro, já que encontrar vagas para estacionar não deve ser uma tarefa tão fácil.

- Uber: Aplicativo para pedir carros com motoristas, no estilo dos táxis, está disponível para Android, iPhone (iOS) e Windows Phone, e pode ser uma boa opção de transporte durante as Olimpíadas. Além da praticidade em solicitar o carro e pagar com cartão de crédito, durante os Jogos, o Uber oferecerá um serviço de compartilhamento do status da sua viagem com até cinco contatos. Assim, eles podem saber onde você está e quanto tempo deve levar para chegar.

Uber terá função para compartilhar o status da viagem durante as Olimpíadas (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

- Metrô Fácil: Para quem vai assistir a algum jogo, a recomendação é utilizar o transporte público da cidade para se locomover. Sendo assim, o app oficial do Metrô Rio pode ser útil para ajudar a planejar a viagem. Além disso, a ferramenta também te ajuda a descobrir como chegar nos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro.

Para comer e se divertir:

- Foursquare: O Foursquare é uma ótima opção para quem estiver no Rio de Janeiro e quiser aproveitar para conhecer a cidade. O app recomenda lugares interessantes de acordo com o perfil do usuário, como restaurantes, bares e museus e pode ser baixado para Android, iPhone e Windows Phone.

Com o Foursquare, você pode conhecer lugares interessantes no Rio de Janeiro (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

- Yelp: O aplicativo Yelp é um localizador de utilidades, disponível para Android, iPhone e Windows Phone. Se você está no Rio, mas não conhece a cidade, pode usar essa ferramenta para encontrar diversos lugares, por exemplo: restaurantes, postos de gasolina e shoppings.

- Kekanto: O Kekanto é um guia de cidades ideal para quem for visitar o Rio durante as Olimpíadas. Com ele, você poderá descobrir novos lugares e explorar diversas opções de diversão que a cidade oferece. O download pode ser feito tanto em Android, iPhone, Windows Phone e web.

Quem for visitar o Rio pode usar o Kekanto para descobrir novos lugares (Foto: Aline Batista/TechTudo)

- Zomato: O Zomato é um aplicativo gratuito para encontrar restaurantes e bares. Ele pode ser uma boa alternativa para quem procura um lugar novo para comer ou para quem não conhece a cidade. O app ainda permite filtrar a busca de acordo com o tipo de comida e ler reviews e opiniões de outros usuários.

- SmartBeach: O Rio de Janeiro é conhecido por suas belas praias e esse aplicativo é uma boa opção para que as pessoas que vão estar na cidade possam conhecer os serviços oferecidos nas praias cariocas, como localização de quiosques, escolas de surf e aluguel de barracas de praia. Se você estiver na cidade para os Jogos, pode aproveitar e conhecer o litoral do Rio com a ajuda do SmartBeach.

Você pode usar o SmartBeach para conhecer os serviços das praias cariocas (Foto: Aline Batista/TechTudo)

- Visit.Rio: O Visit.Rio é uma plataforma oficial que oferece diversas informações sobre o Rio de Janeiro, como roteiros turísticos, diferentes tipos de passeios, locais para se alimentar e indicações de como se locomover pela cidade. É uma excelente opção para turistas que querem conhecer o Rio e para os cariocas que querem ficar por dentro de todos os eventos que vão rolar na Cidade Olímpica. Como não está disponível em forma de aplicativo, as informações só podem ser acessadas pelo site (visit.rio).

Para se relacionar:

- Happn: O Happn é um aplicativo de relacionamentos que te ajuda a encontrar as pessoas com quem você cruzou na rua. Durante as Olimpíadas essa pode ser uma oportunidade tanto para cariocas, quanto para turistas que queiram conhecer novas pessoas. Por exemplo, você pode usar o app para saber quem passou por você em determinado lugar.

- Tinder: Outra opção de aplicativo de relacionamento que pode ser usado para conhecer novas pessoas durante os Jogos Olímpicos é o Tinder. Para completar, o app oferece no Brasil um serviço para marcar encontros em grupo. Assim, você encontrar novas pessoas para se divertir com você durante as Olimpíadas.

Tinder ajuda encontrar pessoas próximas no Android, iOS e Windows (Foto: Raissa Delphim/TechTudo)

- Grindr: O Grindr é um aplicativo de relacionamento gay que reúne pessoas de todo o mundo. O app pesquisa usuários disponíveis que combinem com seu perfil e que estejam perto de você, se tornando uma ótima ferramenta para conhecer pessoas do mundo todo que vão estar no Rio.

- OkCupid: Esse é mais um app para quem procura encontros, amigos ou até mesmo namoro. O diferencial do OkCupid é que ele cria um questionário para conhecer os usuários, seus gostos e preferências e, assim, indica as pessoas que mais combinam com você.

Utilidades:

- Power Battery: Se você for assistir aos Jogos e ficar o dia inteiro na rua, é válido baixar o Power Battery. O app ajuda a economizar a bateria do celular. Assim, você pode ficar mais tranquilo com relação à duração da carga. A dica também é válida para quem quer usar o smartphone para se manter atualizado durante as Olimpíadas. Dessa forma, você garante que terá bateria para passar o dia bem informado.

Power Battery ajuda a bateria a durar o dia todo (Foto: Aline Batista/TechTudo)

- Instabridge: O Instabridge disponibiliza informações sobre redes as Wi-Fi perto de você. Por meio dele, dá para descobrir onde há redes de internet liberadas, assim, você não fica sem conexão durante as Olimpíadas. Além disso, é possível salvar as conexões e avaliá-las para os próximos usuários.

- WiFi Magic: O aplicativo é uma espécie de rede social de conexões Wi-Fi que também funciona como um assistente de viagens. Se você viajar para o Rio de Janeiro, pode usá-lo para descobrir senhas de Wi-Fi, mas também para encontrar hotéis, passagens e até mesmo carros para locação.

- Onde Fui Roubado: Essa plataforma mapeia os locais de crimes em diversas cidades do país. Durante as Olimpíadas, o Onde Fui Roubado pode ser especialmente útil para aqueles que não conhecem a cidade e não querem se arriscar por locais perigosos.

Como criar rota no Google Maps e salvar no GPS? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.