Com os Jogos Olímpicos 2016 que começam, oficialmente, nesta sexta-feira (5), no Rio de Janeiro, um novo golpe circula no Facebook. Trata-se da venda de ingressos falsos na rede social. As pessoas que praticam o golpe se aproveitam de grupos de comercialização de produtos e oferecem entradas para as competições por preços baixos. 

Novo boato do Facebook: notificação sobre quem viu seu perfil é falsa

Os ataques, identificados pela empresa de antivírus ESET,  têm o objetivo de roubar informações bancárias e instalar vírus no computador da vítima. Para evitar, o usuário deve visitar a página oficial das Olimpíadas e conferir os valores.

Golpe nas Olimpíadas promete venda de ingressos baratos no Facebook (Foto: Reprodução/ESET)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Outro tipo de ataque é o envio de um arquivo falso disfarçado de fatura relacionada aos jogos ou com o suposto resultado de uma loteria que sorteia ingressos. Esses arquivos, na verdade, instalam malware no computador da vítima e roubam informações ou assumem o controle do dispositivo.

A dica, nesse caso, é desconfiar de arquivos suspeitos e evitar abrir qualquer documento que não seja de fonte confiável.

Também vale a pena conferir se o documento não é um executável

... disfarçado, ou seja, não abra arquivos com a extensão .EXE.

Como descobrir quem visitou meu Facebook? Comente no Fórum do TechTudo.

Um último alerta é a respeito dos sites de streaming dos eventos, pois muitos serviços falsos foram detectados durante os jogos de 2012, em Londres, e o golpe pode se repetir durante a Rio 2016.

Via ESET



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.