Antes de entender a importância do DPI em mouses, é necessário saber o que é o DPI. Em inglês, DPI é uma sigla do universo da tecnologia, que significa “dots per inch”, na tradução direta para o português, “pontos por polegada”, que recebe a sigla PPP. 
Quer comprar um mouse novo? Veja como escolher o melhor modelo
Na maioria das vezes, entende-se também como a resolução da imagem: quanto maior o DPI, maior será a resolução da imagem. Já no universo dos mouses, faz referência a percepção da sensibilidade de movimento do periférico, apresentando uma maior precisão para aqueles que possuírem um DPI maior.
Mouses com alto DPT tem maior sensibilidade do movimento (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)
Para usos menos específicos do periférico, ou seja, para usuários comuns, não é preciso adquirir um mouse com um número muito grande de DPI, uma vez que não será necessário uma hipersensibilidade.
Download grátis o app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone
Mas esse valor passa a ser relevante quando falamos de gamers, principalmente devido a grande exigência para a rapidez das respostas durante o jogo. Já que quanto maior o DPI, mais alta será a taxa de reprodução da menor força detectada pelo mouse. Dependendo da utilização que os fabricantes pensaram para aquele periférico, o número do DPI pode ser bastante diferente. Atualmente, é possível comprar dispositivos que tenham essa taxa desde 400 até 16.400, ou até mais.
Apesar disso, a maioria dos mouses disponíveis no mercado não passam de 10.000 DPI e, mesmo assim, geralmente são focados no mercado de jogos, uma vez que esses usuários seriam os mais exigentes.
 Há modelos com mais de uma opção de configuração de DPI, já que esse valor pode mudar de acordo com o jogo escolhido. Por essa razão, na maioria das vezes, eles podem chegar a custar R$ 500, o que seria um valor bem acima de mouses comuns. Outro grupo de usuários, que também pode precisar de uma maior sensibilidade na taxa de resposta são aqueles que trabalham com imagens, no qual seria recomendado um periférico com 800 DPI, no mínimo.
Já um usuário comum pode adquirir um mouse com taxa de DPI que fique entre 400 e 600 DPI e será atendido perfeitamente para suas necessidades. Além desse recurso, os preços dos mouses podem variar também de acordo com a qualidade do material de acabamento e do sensor óptico, por exemplo.
Para ajudar os usuários do TechTudo, seguem algumas opções com alguns mouse...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.