No Man's Sky foi lançado para PS4 e em breve estará disponível também para PC, pronto para iniciar as jornadas pelo universo. Confira toda a parte básica do jogo que você precisará dominar para sobreviver no espaço e criar tecnologias para se proteger e explorar.

No Man’s Sky é o grande destaque entre os lançamentos da semana

Como jogar

Há muitas formas diferentes de jogar No Man's Sky de acordo com os caminhos que você deseja seguir. Você pode focar na exploração, no combate, no comércio e eventualmente seu estilo de jogo irá se refletir no seu personagem. Essas são as formas mais básicas de sobrevivência no game:

Visite diversos planetas em No Man's Sky e desvende os mistérios do universo (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Controles (a pé)

Mover-se Analógico esquerdo
Olhar/Mirar Analógico direito
Interagir Segurar quadrado
Pular X
Jet-Pack X no ar
Atirar R2
Atirar (secundário) L1
Atacar R1
Trocar modo da arma Triângulo
Recarregar arma Quadrado
Usar scanner L3
Visor L2
Zoom no Visor R3
Criar itens Pressionar painel de toque
Lanterna Cima no direcional digital
Mostrar HUD Esquerda no direcional digital
Entrar/sair da nave Segurar quadrado

Sistemas vitais

No canto inferior esquerdo da tela há duas barras importantes para a sua sobrevivência. A de baixo é sua energia, ou "Saúde", a qual pode ser recuperada com itens. Já a de cima é uma barra de proteção contra atmosferas nocivas e temperaturas extremas e pode ser recuperada em ambientes seguros ou com recursos.

Mantenha sempre sua proteção abastecida em No Man's Sky pois o universo pode ser bem nocivo (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

A barra de proteção diminui toda vez que você está exposto a algum componente nocivo da atmosfera de um planeta. Você receberá mensagens de aviso que dizem quanto da proteção ainda está ativa. É possível usar sua arma para cavar uma pequena caverna e se proteger desses efeitos ou recarregar seu escudo com recursos minerados. Algumas plantas também oferecem aumento para a proteção.

Mineração de recursos

Boa parte de No Man's Sky é obter recursos para se manter vivo. Eles podem ser obtidos em pedras ou plantas com sua arma em modo "Feixe de mineração". Quando você estiver perto de um objeto que pode ser minerado, ao olhar para ele surgirá a informação de qual elemento que o compõe, como carbono, plutônio, ferro, ouro, entre outros.

Se o material que você encontrou for o que precisa, dispare seu feixe de mineração até obter uma quantidade razoável dele. Não se preocupe em acumular materiais no início da

... aventura. Concentre-se nos que precisará de imediato para manter suas tecnologias, como Carbono, por exemplo.
Minerar recursos é uma das bases de No Man's Sky (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Sentinelas

Ao chegar em um planeta você receberá um aviso que diz qual o nível de atuação dos Sentinelas nele. Caso você retire materiais demais de um planeta, pequenos robôs virão verificar o dano que você causou e podem começar a atacar. No canto superior direito da tela, você vê um nível de 1 a 5 de seriedade da situação.

Os sentinelas são como a polícia em GTA, não vale muito a pena enfrentá-los, pois mais deles continuarão a chegar, cada vez mais fortes. Você pode eliminar os que estiverem à vista e às vezes isso bastará, mas o melhor é correr para longe deles e deixar que esqueçam a sua infração. Em último caso você pode voltar à nave e se afastar.

Os drones sentinelas são fáceis de abater, mas No Man's Sky aumenta a dificuldade com sentinelas maiores (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Como recarregar tecnologia

Praticamente todas as tecnologias que você utiliza no jogo precisam ser recarregadas eventualmente com recursos, desde o combustível de sua nave e a proteção do seu escudo até a munição da arma. Para recarregá-los, pressione o painel de toque no Dual Shock 4 para abrir o menu. Mas fique atento, pois o jogo não para ao abrir o menu.

Lá você verá as opções: "Exotraje", "Nave" e "Multiferramenta", com vários quadrados dentro deles. Cada tecnologia fica em uma das abas e você pode alternar entre elas com os botões L1 e R1. Basta levar o cursor com o analógico até uma das tecnologias que deseja recarregar, apertar X e ver qual recurso ela utiliza. Caso você já tenha o recurso em mãos, basta segurar X nele para recarregá-la.

Recarregue seus equipamentos em No Man's Sky com os recursos minerados (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Como criar itens e tecnologia

Para conseguir criar objetos mais avançados a partir dos recursos obtidos, você pode usar um sistema simples de "craft". Basta ir ao inventário, ou ao inventário da nave e exotraje, e escolher um quadrado que esteja vazio. Leve o cursor até ele e pressione X para tecnologia ou quadrado para item.

Tecnologias podem fornecer vantagens para o seu traje, nave ou ferramenta/arma, enquanto que itens criados podem ser utilizados para criar tecnologias mais avançadas, fazer reparos ou revender para raças alienígenas.

Para criar itens e tecnologias em No Man's Sky você precisará de espaço no seu inventário (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Pilotar nave

No começo do jogo, sua nave estará danificada e você pode usar a mineração de recursos e criação de itens para consertá-la. Uma vez que ela esteja em condições, é preciso recarregá-la com combustível, como explicado um pouco acima. Consertada e abastecida, é hora de voar. Caso fique sem recursos no espaço, atire em alguns asteroides para ter mais.

Controles (nave)

Mover-se Analógico esquerdo
Olhar Analógico direito
Entrar/sair da nave Segurar quadrado
Decolar Segurar R2 (no chão)
Pousar Quadrado
Atirar X
Acelerar R2
Desacelerar L2
Propulsão Segurar Círculo
Mecanismo de pulso L1 + R1
Virar nave L1 ou R1
Mapa galáctico Baixo no direcional digital

Viagem ao centro do universo

Um dos objetivos do jogo, considerada o principal, é chegar ao centro do universo. Para isso, você precisará utilizar o mapa galáctico para viajar em saltos até sistemas longínquos, desde que adjacentes. De sistema em sistema, você se aproximará cada vez mais do centro para desvendar os mistérios.

Compra e venda

No espaço, em estações espaciais, e nas superfícies em postos avançados, é possível encontrar raças alienígenas dispostas a comercializar com você. No entanto, cada raça fala a sua própria língua e inicialmente você não conseguirá entender o que eles dizem, o que pode causar um pouco de atrito.

Mesmo sem entender os alienígenas, o dinheiro é uma linguagem universal em No Man's Sky (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Para compra e venda é relativamente fácil escolher os itens e pagar/ser pago com créditos. Caso deseje interações mais avançadas é preciso explorar bem os planetas em busca de objetos que ensinem palavras específicas, que aumentam sua proficiência na língua alienígena.

Qual console tem os melhores exclusivos: PS4 ou Xbox One? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.