O navegador Microsoft Edge, que estreiou com o Windows 10, ganhou novidades importantes na primeira grande atualização do sistema operacional para todos os seus usuários. O destaque fica por conta do suporte oficial a extensões, que até então estava restrito a testadores do programa Windows Insider. Com esse e outros novos recursos, a Microsoft pretende deixar o seu programa em pé de igualdade com gigantes como Chrome e Firefox. Confira cinco novidades do Edge no PC que valem a pena conhecer.

Microsoft Edge: motivos para usar ou fugir do navegador do Windows 10

Microsoft Edge: cinco novidades do navegador (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)

1. Extensões na loja

A principal mudança do Microsoft Edge no Windows 10 é o suporte oficial a extensões. Algumas das mais famosas no Chrome já estreiam logo nos primeiros dias da novidade no rival, e podem ser baixadas pela Loja do Windows. É o caso do cofre de senhas LastPass, do bloqueador de anúncios AdBlock e do agregador de links Pocket, entre outras. Ao instalar os plug-ins, eles ficam acessíveis como ícones ao lado da barra de endereços, e podem ser geridas no novo menu Extensões do Edge.

Como tirar vírus do navegador? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

2. Sistema de download mais inteligente

O Edge está mais esperto para baixar conteúdo da web. A Microsoft resolveu alguns bugs incômodos que interrompiam downloads sem alerta ao fechar o navegador, entre outros, e ainda adicionou alguns recursos bem-vindos.

O usuário pode escolher a pasta onde deseja guardar o download, pode configurar pop-ups para cada novo arquivo a ser baixado e avisa pela Central de Ações quando tudo termina. Além disso, o Windows permite realizar downloads fora do Edge: nesse caso, você acompanha o andamento pelo hub.

3. Favoritos mais organizados

Os favoritos do Microsoft Edge receberam o maior número de melhorias pontuais que, em conjunto, deixam a experiência melhor. A barra de favoritos pode exibir nomes, ícones ou pastas e pode ser editada livremente.

Além disso, caso você importe sites preferidos de outro navegador, eles são colocados em uma pasta própria e não se misturam – a importação, aliás, finalmente suporta o Firefox.

4. Menus e barra de endereços

A barra de endereços do Edge ganhou suporte a "Colar e Ir", assim como ao comando "Colar e Buscar", ambos visando agilidade de navegação. Além disso, como no Chrome e outros navegadores, é possível fixar guias no topo e deslizar a tela para voltar ou avançar páginas — a função é exclusiva de tablets e notebooks com touchscreen (tela sensível ao toque).

... 015/08/10/microsoft-edge1.jpg" title="Como alterar a página inicial do Microsoft Edge (Foto: Divulgação/Microsoft) (Foto: Como alterar a página inicial do Microsoft Edge (Foto: Divulgação/Microsoft))" width="695">Microsoft Edge alterou menu e barra de endereços com a atualização (Foto: Divulgação/Microsoft)

Ao clicar com botão direito sobre o botão voltar, o Edge exibe uma lista de páginas visitadas recentemente. Além disso, ainda há inúmeras outras melhorias de design que redimensionam os elementos de maneira mais inteligente quando o usuário muda o tamanho da janela com o mouse.

5. Mais privacidade

Para manter os dados do usuário sempre em sigilo, o Edge passa a perguntar se o histórico deve ser removido ao fechar o navegador. Pode parecer uma função simples, mas é útil para quem prefere não deixar rastros de visitação, especialmente em um computador de uso público.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.