As câmeras DSLR permitem que o usuário controle diversos parâmetros antes de fazer uma foto. Entre as opções, é possível configurar a câmera para captar pessoas e objetos em movimento. Para esse tipo de imagem, o uso do foco automático é recomendado, assim como a configuração certa da abertura de diafragma e nível de ISO da câmera. Outro efeito possível para captar movimento é o panning - técnica em que o fotógrafo segue o objeto em movimento. 

DSLR ‘baratinhas’: confira 6 modelos de câmeras por menos de R$ 2 mil

Congelando a cena

Cenas em movimento podem ser totalmente congeladas usando a configuração correta da câmera. Para obter esse efeito, é necessário manter o diafragma aberto e rápida abertura do obturador. 

Foto de trapezistas com movimento congelado (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

A foto abaixo foi obtida com o diafragma 5.6, obturador 1/126 e ISO 3200 (alto, já que a foto foi feita em local escuro). A configuração foi suficiente para congelar o movimento das trapezistas. Quando estiver mais próximo da cena, diminua ainda mais a abertura de diafragma. 

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Rastro de movimento em pessoas e objetos em movimento

Captar o movimento em toda a cena pode gerar imagens borradas, mas que, ao mesmo tempo, transmitem a sensação de velocidade. Para tirar uma foto com rastro de movimento, se afaste da cena, configure uma grande abertura de diafragma, velocidade de obturador mais lenta e ISO menor. A foto abaixo está com diafragma 5.6, obturador 1/20 e ISO 3200 (cena escura).

Rastro de movimento captado com uma câmera DSLR (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Rastro no fundo do objeto em movimento – Panning

Um efeito muito conhecido é o panning, utilizado por fotógrafos que cobrem eventos esportivos, como corridas de carro e motocicletas. Para obter sucesso nesse estilo de fotografia, é importante saber a técnica que devemos usar.

O panning só dá certo se o fotografo seguir o movimento do objeto principal da cena. Se tiver um carro de corrida passando, mantenha o foco nesse objeto e siga-o com a câmera. A foto deve ser feita enquanto o veículo passa.

... o: Marvin Costa/TechTudo)" height="503" src="//s2.glbimg.com/RQPv0tfD2f4EIVkQfw0-2pYDpgU=/0x0:695x503/695x503/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/08/11/geraldinho-ciclista-3_1.jpg" title="Foto com o efeito de movimento panning (Foto: Marvin Costa/TechTudo)" width="695">Foto com o efeito de movimento panning (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Use abertura de obturador lenta, a partir de 1/40. Faça testes e continue configurando a velocidade do obturador até achar o efeito desejado. A foto abaixo tem diafragma 8.0, obturador 1/30 e iSO 200.

Qual câmera semi profissional com regulagem comprar? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.