A Cortana é uma das estrelas da Atualização de Aniversário do Windows 10. A assistente virtual finalmente fala português e passa a funcionar por padrão no PC, tornando-se opção para quem deseja realizar tarefas usando a voz. Uma delas é a criação de lembretes, função que ganhou novidades e promete mais flexibilidade para o usuário. Integrados ao calendário e até ao celular, eles podem se tornar úteis no dia a dia com algumas dicas simples.

Windows 10: veja dez motivos para não perder upgrade gratuito de 1 ano

Lembretes com voz

Embora seja possível criar lembretes com teclado e mouse, a forma mais fácil de obter ajuda da Cortana é usando a voz. Use o comando “Hey, Cortana” para ativar a escuta a qualquer momento, e use frases simples e naturais para se lembrar de algo.

Fale comandos naturalmente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

A Cortana é bem flexível na hora de criar lembretes, então funcionam comandos como “Lembre-me”, “Me lembre”, “Me lembra” e variações. Ou seja, não é preciso ser formal na hora de falar com a assistente: converse naturalmente, mas sempre buscando colocar o verbo no início da frase.

Exemplo: “Hey, Cortana. Me lembra de ligar pro meu pai amanhã de manhã”.

Lembretes baseados em local

Crie lembretes de local (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Além de lembretes com data e hora, a Cortana é inteligente para fazer o mesmo com locais. A assistente sabe onde você está e pode usar locais próximos para lembra-lo de algo, independente de quando isso ocorra.

Por exemplo, é possível criar um lembrete para comprar algo no supermercado da próxima vez que você for a um: “Hey Cortana. Me lembre (ou “me lembra”) de comprar leite da próxima vez que eu for ao (“no”) supermercado”.

A assistente irá mostrar os mercados próximos que ela deve considerar. Basta escolher com o mouse ou com a voz para ativar o lembrete de local.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Lembretes com foto

Se você costuma precisar de fotos para compor lembretes, pode fazer isso de duas maneiras: inserindo uma imagem manualmente ao criar a entrada na Cortana, ou compartilhando diretamente de outros apps.

Crie lembretes com fotos da galeria (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Na segunda opção, você deve escolher uma foto da galeria e usar a ferramenta de compartilhamento na opção “Lembretes da Cortana”. Bastará então preencher o título, data e hora para criar um lembrete contendo a imagem selecionada.

Lembretes com mapas e mais

Crie lembretes com mapas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O mesmo mecanismo das fotos pode ser aplicado a outros aplicativos nativos do Windows 10. A di

... sponibilidade ainda não é grande, mas já possível, por exemplo, exportar uma rota do aplicativo de mapas diretamente para um lembrete da Cortana.

Para isso, basta selecionar a opção de compartilhamento e escolher “Lembretes da Cortana”.

A atualização do Windows 10 funciona em PC com software pirata? Usuários comentam no Fórum do TechTudo.

Lembretes na tela de bloqueio

A Cortana também está presente na tela de bloqueio. Entre outras informações, a assistente pode mostrar seus próximos lembretes quando o computador estiver travado. Dessa forma, você pode ver de cara as próximas tarefas pendentes, antes mesmo de começar a trabalhar.

Sugestões de lembretes

Com tempo para aprender e acesso livre ao seu e-mail, a Cortana poderá sugerir lembretes baseados em conversas. Se você receber um e-mail com um convite para reunião ou outro assunto similar, a assistente poderá usar essa informação para sugerir um lembrete automaticamente.

O funcionamento do recurso, porém, depende de liberação gradual por parte da Microsoft.

Veja histórico de lembretes

Veja lista com todos os lembretes (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

É possível acessar uma lista com todos os lembretes já criados, incluindo os que já foram concluídos. Assim, você pode ter um histórico de tarefas realizadas ou editar rapidamente um lembrete futuro. Para isso, acesse “Lembretes” no caderno da Cortana.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.