O Google Maps é uma poderosa ferramenta que não só ajuda seu usuário a se localizar, como também fornece várias informações relevantes para seu deslocamento, como mapa de tráfego e horários de ônibus. O aplicativo do Google busca também evitar que as pessoas se percam e tornar possível para que elas desfrutem o melhor dos locais onde estão, como restaurantes, lojas e outros serviços. Para aprender a usar estes e outros recursos do Maps, confira as dicas.

Google Maps inclui favelas do Rio de Janeiro e Street View com Moto Táxi

Google Maps (Foto: Divulgação/Google)

1. Ver lugares visitados

Um dos recursos do Google Maps permite que o usuário veja o histórico de locais que já visitou. A ferramenta é privada, o que significa que o histórico só pode ser acessado pelo seu dono.

2. Acesso via Google Now

O assistente pessoal do Android também pode fazer pesquisas de voz no Maps. A inteligência artificial do Google Now é capaz de interpretar quando uma busca se refere a recursos providenciados pelo software de mapas e abre imediatamente o app para exibir os resultados se for mais apropriado.

3. Conheça curiosidades

O Google Street View é um recurso do Google Maps que mostra fotos de várias áreas do mundo. Em uma quantidade tão grande de informações, era esperado que fossem registradas várias imagens curiosas. O TechTudo possui uma lista destes registros com mistérios quase inexplicáveis

Piscina construída sobre um rio em Berlim, na Alemanha, é registrada pelo Maps (Foto: Reprodução/Google)

4. Guias locais

O Google possui um sistema chamado Guias Locais que permite que seus usuários forneçam informações sobre lojas, bares e restaurantes. O recurso serve para ajudar turistas a encontrar os melhores locais durante sua passagem pela área e estes dados são integrados automaticamente ao Maps. Para aprender a usar o Guias Locais e dar dicas veja este tutorial.

5. Modo de direção

O Maps também pode ser usado para fornecer informações de tráfego quando o usuário está dirigindo — bem parecido com o Waze. O modo de direção usa o GPS do aparelho para determinar a localização do motorista e permite identificar a densidade do movimento nas ruas adjacentes para que ele possa escolher o melhor caminho. Saiba como usar o modo direção no Maps

6. Easter Eggs

Com o tempo, o Google Maps foi ganhando vários Easter Eggs escondidos em seu sistema de mapas online. Os usuários podem, por exemplo, acessar locais famosos de filmes e séries de TV como Doctor Who e a Caverna do Batman. Você pode conferir u

... ma lista feita pelo TechTudo.
Easter eggs do Google Maps permitem explorar cenários de filmes (Foto: Reprodução/Google Maps)

7. Widget

O Android permite que o usuário crie um widget na tela inicial do celular ou tablet. O recurso exibe informações sobre um trajeto específico desejado, que é exibido sem precisar abrir o aplicativo.

8. Modo Bússola

O modo bússola é útil para quem está visitando um local novo e não sabe qual direção está correta. O aplicativo faz com que a orientação do Google Maps mude automaticamente de acordo com o sensor do aparelho, fazendo com que o usuário sempre veja o mapa na posição correta. Para acessá-lo, basta tocar duas vezes no ícone de GPS do aplicativo.

9. Consultar horários de ônibus

Quem depende de transporte público também pode usar o Google Maps para acessar informações sobre horários e itinerários de linhas de ônibus — a depender da cidade em que está. O recurso, entretanto, não está disponível para todos os locais. O TechTudo testou e explica como funciona.

10. Modo offline

Os usuários que não possuem acesso à internet móvel ou queiram economizar seus dados podem baixar mapas de áreas específicas e continuar usando o aplicativo mesmo sem uma conexão. A função está disponível para Android e você pode usar para fazer o download de mapas offline.

11. Adicionar apelidos

Os marcadores do Google Maps permitem que um usuário adicione seus próprios nomes a locais como bares ou casas de amigos. Estes dados são particulares e não são exibidos para outras pessoas, mas são exibidos como resultados de busca. Ou seja, o nome de um local fica mais pessoal.

12. Crie seus próprios mapas

Mesmo com todas as informações públicas, muitas vezes um usuário quer criar seu próprio banco de dados com informações privadas que só quer compartilhar com outras pessoas sem que elas se tornem públicas. Se quiser fazer isso, consulte este tutorial para aprender a usar o Google Map Maker.

13. Contribuir com informações

Qualquer usuário pode fornecer informações sobre locais visitados para contribuir com o Guias Locais. Quem se junta ao programa também recebe vários benefícios, como acesso à comunidade do projeto e convites para eventos exclusivos. Saiba mais sobre as recompensas para usuários.

14. Corrigir erros

O sistema do Google Maps não é infalível e os usuários podem reportar qualquer erro encontrado nos mapas como rotas inexistentes ou localizações erradas. Você pode avisar ao Google sempre que achar.

15. Outros recursos

O Google Maps é um app complexo com vários recursos para ajudar viajantes. Se você quiser aprender mais sobre o software, consulte a página de Tudo Sobre do Google Maps e saiba todas as dicas.

Como usar o Google Maps em 3D? Comente no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.