Apagar arquivos é algo comum e, como o Linux têm muitas distribuições do sistema operacional, o processo parece ser diferente do Windows e outros softwares. Entretanto, é possível apagar arquivos de maneira simples. O Linux, basicamente, pode ser usado via linha de comando ou interface gráfica. Cada forma de utilização possui uma maneira de lidar com a exclusão de arquivo. Confira, no tutorial abaixo, o que é preciso fazer para apagar arquivos no Linux.

Como ativar teclado virtual do Ubuntu (Linux)

Como excluir arquivos de computadores Linux usando a linha de comando

Se você estiver usando um terminal ou um sistema Linux sem interface gráfica, basta saber o nome, a localização do arquivo e usar o comando rm. Por exemplo, para apagar o arquivo teste, use o comando “rm teste”. Se o arquivo estiver em outro local, apenas digite o caminho antes do nome (“rm /caminho/teste”).

Apagando um arquivo via linha de comando (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Mas, se usar a linha de comando para apagar um arquivo, não dá mais para recuperá-lo utilizando recursos do sistema. Por isso, tenha certeza do que está fazendo antes de fazer uma exclusão via linha de comando.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Como excluir arquivos de computadores Linux com interface gráfica

Em sistemas Linux que usam ambiente gráfico tudo é mais simples e menos perigoso. O processo de exclusão é semelhante ao do Windows. O arquivo não é excluído diretamente, indo para uma pasta temporária (lixeira), onde pode ser recuperado posteriormente.

Passo 1. Abra o gerenciador de arquivos do sistema, clicando no ícone no lançador do Ubuntu;

Executando o gerenciador de arquivos do Ubuntu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Vá até a pasta onde está o arquivo que será apagado e selecione-o. Em seguida, pressione a tecla delete para apagar o arquivo;

Apagando um arquivo no ambiente gráfico do Linux (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3

... . Se quiser recuperar um arquivo apagado, vá até o item “Lixeira” e selecione o documento. Depois, clique no botão “Restaurar”.
Recuperando um arquivo no ambiente gráfico do Linux (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Apagar arquivo em computadores com Linux é tão simples como em qualquer outro sistema. 

Netflix não abre no Ubuntu (Linux), como resolver? Troque dicas no fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.