Celulares com Android permitem baixar arquivos na internet usando o Chrome, o navegador oficial do Google e que já vem de fábrica na maioria deles. Entre os formatos disponíveis, há músicas em MP3, vídeos, imagens, documentos em PDF e Word. Dessa forma, você mantém um backup dos itens que mais precisa no smartphone, sem usar PC ou tablet. 

Google Chrome para Android: como apagar o histórico do último dia ou semana

Depois do download, você pode abrir cada arquivo sem precisar de conexão de internet nem gastar dados móveis. O interessante é que o Chrome ainda permite abrir documentos e músicas diretamente no browser de forma prática. No tutorial abaixo, veja como baixar e encontrar downloads no seu telefone com Android

Veja como baixar arquivos usando o Chrome no Android (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

1Baixar arquivos pelo Chrome no Android

Você pode baixar diferentes conteúdos pelo Chrome no Android. Isso pode ser feito em sites, acessando contas de e-mail e até em redes sociais. É importante saber que é indicado baixar somente arquivos legalizados e de sites confiáveis para evitar vírus no celular.

No exemplo, o endereço usado foi o Internet Archive. No site que desejar, encontre o item que quer baixar e pressione o botão de download. O download será inicializado no celular, indicado por uma notificação no topo da tela, que mostra a porcentagem do procedimento.

Baixe músicas de sites usando o Chrome no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

 Em e-mails, você pode baixar arquivos, músicas, documentos e mais itens que preferir. Para isso, acesse sua conta usando o Chrome no Android. No exemplo, vamos usar o Gmail. Abra o e-mail com o arquivo e toque no anexo para iniciar o download. Perceba que será exibido um alerta no topo do celular.

Baixe arquivos de e-mail no Chrome para Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Nas redes sociais, cada interface permite baixar os arquivos de uma forma. Para fazer o download de uma foto usando o Facebook, no Chrome para Android, acesse a versão mobile da rede social no celular. Em seguida, abra a imagem que preferir e toque em “Ver no tamanho original”. Ao abrir a imagem, pressione a tela por alguns segundos e toque em “Salvar imagem”.

Baixe fotos em redes sociais no Chrome para Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Para baixar imagens do Google usando o Chrome no Android, o procedimento é bem simples. Busque pela foto e toque para abrir

... . Selecione o ícone de três pontos e depois “Visualizar imagem original”. Quando a foto abrir em outra tela do Chrome, pressione por alguns segundos e confirme em “Salvar imagem” para fazer o download no celular.
Salve imagens do Google no Android pelo Chrome (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Em todos estes casos, o sistema vai informar sobre o progresso do download por meio da central de notificações. Basta deslizar o dedo do topo da tela para baixo, com o objetivo de abri-la.

Como encontrar e gerenciar os downloads no Android

Depois de baixar o conteúdo pelo Chrome, saiba como encontrar o download no Android. Cada modelo tem uma interface diferente do sistema do Google, mas basicamente há uma pasta de download na maioria dos smartphone, no menu de aplicativos. O nome da pasta, geralmente, é "Downloads" ou "Meus Downloads", mas pode haver variações.

Passo 1. No celular da Samsung, com Touchwiz e Android 6.0 Marshmallow, o usuário precisa acessar o menu de aplicativos e abrir a pasta “Samsung”. Em seguida, toque no ícone “Meus Arquivos”. 

Acesse a pasta de arquivos do Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Depois toque no item “Histórico de download”. Perceba que todos os arquivos baixados serão listados na tela. Assim você pode encontrar o item de forma simples e rápida.

Abra os arquivos salvos em downloads no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Na interface do Android 6.0, aplicada no Moto G 3, da Motorola, o acesso é ainda mais simples. Abra o menu de aplicativos na tela do celular e selecione “Downloads”. Serão listados todos os arquivos baixados recentemente, como músicas, documentos, vídeos e fotos.

Acesse a pasta de downloads no Moto G 3 pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Como abrir documentos e músicas diretamente no Chrome

O Chrome tem suporte para abrir os arquivos diretamente no navegador, sem precisar salvar no celular, ou até para pré-visualizar o conteúdo de forma rápida. O recurso está disponível para player de música e documentos em PDF, por exemplo. No entanto, isso depende do formato do arquivo salvo em cada site.

Quase todos os documentos em PDF abrem diretamente no Chrome para Android. Ao tocar no ícone do topo, o usuário encontra a opção “Fazer Download”, que salva o documento no Android.

Abra documentos em PDF diretamente no Chrome e depois baixe (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Algumas músicas e vídeos também são exibidos em um player nativo do Chrome. Para baixar, pressione a barra do player e selecione “Salvar vídeo”.

Abra músicas e vídeos diretamente no Chrome pelo Android ou baixe (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Como tirar vírus do Google Chrome? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.