O Google Drive para celulares com Android recebeu uma atualização que deve aumentar a produtividade do usuário. A função traz a possibilidade de adicionar atalhos para os seus arquivos e pastas mais usados na tela inicial do sistema. Assim, não é preciso mais navegar pelo aplicativo do Google até encontrar a pasta ou arquivo desejados. 

Google Drive: como checar o espaço disponível pelo app no Android

Várias apps para smartphones com Android contam com a função, até mesmo o WhatsApp, que permite criar atalhos para conversas com os contatos mais ativos. No tutorial abaixo, descubra como fazer o mesmo com o Google Drive e criar atalhos de arquivos no menu principal do telefone.

Passo 1. Na tela inicial do Android, toque e pressione um espaço vazio.

Google Drive para Android pode ter atalhos adicionados na tela inicial (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 2. O sistema deverá exibir opções para personalizar a tela inicial, sendo que a organização vai variar de acordo com o modelo do telefone ou launcher. Procure por “Widgets”.

Passo 3. Na lista de widgets, procure por “Drive” e escolha a opção “Drive: abrir 1 x 1″. Segure-a e posicione-a no local onde deseja criar atalho.

Usuário deve posicionar widget na tela inicial do Android para criar atalho do Drive (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. O Google Drive perguntará em qual conta você deseja procurar o arquivo, caso tenha mais de uma cadastrada no telefone. Selecione e toque em “OK”.

Google Drive para Android perguntará a conta para qual o atalho será criado na tela inicial (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 5. O Google Drive exibirá o conteúdo da sua nuvem. Você pode navegar normalmente até o arquivo ou pastas que deseja adicionar. Veja como fixar cada conteúdo:

Pastas. Navegue até dentro da pasta que você deseja fixar e toque em "Selecionar", na parte de baixo da tela, para que o atalho seja criado.

Usuário deve navegar até pasta que deseja fixar na tela inicial do Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)
... Arquivo. Navegue até o arquivo que deseja adicionar e toque sobre ele, para deixá-lo marcado. Em seguida, toque em "Selecionar", na parte inferior da tela.
Toque no arquivo do Google Drive para qual deseja criar um atalho no Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Seus atalhos serão criados e você poderá acessar o conteúdo mais rapidamente no Google Drive.

Qual é o melhor serviço de compartilhamento de arquivos? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.