Navegação privada, privativa, InPrivate, anônima ou incógnita? Embora cada navegador tenha seu próprio nome para a função (e existam diferenças sutis de produto para produto), essencialmente, é a mesma coisa. Independente do nome, com esse recurso é possível navegar na Internet sem deixar para trás um rastro com informações do seu histórico de navegação, senhas, cookies e outros dados. Mas, se você acessa a Internet por meio de mais de um navegador e precisa usar essa funcionalidade, veja como usar a navegação privada em qualquer navegador Web.

Como desativar notificações no navegador

Descubra como usar a navegação privada em qualquer navegador Web (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Embora seja muito útil para cobrir rastros, a navegação privada não é infalível. Pois, mesmo que o método consiga impedir que informações sejam armazenadas em seu computador, não impedirá que o seu empregador, provedor de Internet, cookies de sites que você visita, ou a mesmo a NSA (US - National Security Agency), possam recolher informações que passam pela grande rede.

Na verdade, a navegação privada já existe desde 2005, mas levou algum tempo para cada navegador receber essa opção. Agora, não importa qual browser você use, é possível navegar na Internet sem deixar para trás um rastro de informações indesejado.

Veja abaixo como fazer para usar esse tipo de navegação  em qualquer navegador Web, ou pelo menos, nos mais usados (Chrome, Firefox, Opera, Safari, Microsoft Edge e Internet Explorer).

Chrome

Com o Chrome aberto, clique no ícone com três pontos que fica depois da barra de endereço do navegador. No menu que aparece, escolha a opção “Nova janela anônima”;

Atalho: Ctrl+Shift+N

Acessando a navegação privada no Google Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Firefox

Com o Firefox aberto, clique no ícone que fica depois da barra de endereço do navegador. No menu que será exibido, escolha a opção “Nova janela privativa”;

Atalho: Ctrl+Shift+P

Acessando a navegação privada no Firefox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Opera

Abra o Opera e clique em “Menu” no canto superior esquerdo. Depois, clique na opção “Nova janela privada”;

Atalho: Ctrl+Shift+N

Acessando a navegação privada no Opera (
... Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Safari

Abra o Safari. No painel do OS/macOS, clique no menu “Arquivo” e depois na opção “Nova Janela com Navegação Privada”.

Atalho: Shift+Command+N

Acessando a navegação privada no Safári (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Microsoft Edge

Com o navegador Microsoft Edge aberto, clique no ícone de três pontos no canto superior direito da tela. Em seguida, clique na opção “Nova janela InPrivate”;

Acessando a navegação privada no Microsoft Edge (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Internet Explorer

Abra o Internet Explorer e clique no ícone da engrenagem. No menu que será exibido, toque no item “Segurança”, e depois em “Navegação InPrivate”.

Atalho: Ctrl+Shift+P

Acessando a navegação privada no Microsoft Internet Explorer (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)



Como baixar vídeos do Youtube no Google Chrome? Veja dicas no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.