Uma das mais conhecidas alternativas ao Microsoft Office, o OpenOffice prepara seu caminho rumo a aposentadoria. Uma carta do vice-presidente da Apache, Dennis Hamilton, enviada no dia 1º de setembro ao mailing público dos desenvolvedores do aplicativo detalha os pontos que devem ser tomados para o encerramento oficial do software, que ainda não tem data para ocorrer. A concorrência com o LibreOffice é um dos motivos apontados para a decisão.

Microsoft permite bloquear uso de macros no Excel e Word no Office

Falta de interesse no aplicativo pode levar Apache a encerrar o OpenOffice (Foto: Reprodução/Apache)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Em sua carta, Hamilton aponta uma severa falta de desenvolvedores com capacidade e vontade de complementar a equipe de voluntários que trabalham no projeto. Outra questão apontada é a necessidade de atender a requisitos de segurança e velocidade no lançamento de correções de falhas.

Essas metas não podiam ser alcançados com a equipe reduzida. Em 2014, por exemplo, aconteceram apenas duas atualizações, seguidas por apenas uma novidade em 2015, que se tratava da correção de uma vulnerabilidade crítica que foi liberada somente dois meses após a descoberta da falha.

O vice-presidente da Apache também elencou uma série de passos que seriam tomados, uma vez que o plano de aposentadoria do OpenOffice seja aceito. As medidas incluem a divulgação do código fonte do software e de links para download no SourceForge, além da modificação dos arquivos instaladores para indicar que o aplicativo não é mais suportado.

Como resolver problema de lentidão no LibreOffice? Comente no Fórum do TechTudo. 

Um dos motivos que levaram ao fim do projeto é a concorrência com o

... o-autolink-semantico">LibreOffice, um projeto semelhante lançado em 2011, após a Apache assumir o OpenOffice. Desde aquela época, o rival atraiu o interesse de vários usuários e desenvolvedores, chegando a se tornar a suíte de aplicativos compartilhada em conjunto com várias distribuições do Linux.

O TechTudo comparou o LibreOffice e o OpenOffice e mas as diferenças entre os pacotes de aplicativos de escritório.

Via Apache e Gizmodo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.