O lançamento do walkman revolucionou a maneira de ouvir música e teve seus momentos de glória até ser substituído pelo MP3 player e iPod. Assim como ocorreu com o antecessor, o aparelho pode estar com os dias contados devido a presença dos smartphones com apps de streaming de música, como Spotify, Apple Music e Deezer.

Walkman de ouro da Sony entrega som de alta fidelidade com ostentação

Durante o evento da IFA 2016, a Sony lançou  o “Walkman de ouro” que tem como um dos seus diferenciais a qualidade do som. O aparelho possui uma tecnologia que evita interferências, que prejudicam a reprodução do áudio. Mas será que ainda vale a pena investir em um modelo desses?  Descubra se é a melhor opção para o seu perfil.

Armazenamento

iPod Touch 5 tem armazenamento elevado (Foto: Divulgação/Apple)

Para os usuários que apreciam um aparelho que tenha bastante espaço de armazenamento, o smartphone pode ser a melhor escolha. O celular traz a opção de expandir a memória comprando de cartões de memória.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O app Spotify, por exemplo, conta com um armazenamento bem interessante de músicas para ouvir quando não estiver conectado à internet. Caso o usuário esteja online, não é necessário se preocupar com o armazenamento, já que o serviço se trata de um serviço de streaming, ou seja, basta ter uma conexão estável na web para ouvir quantas músicas desejar, sem precisar salvá-las no celular.

Já o armazenamento do MP3 pode variar de 2 GB a 64 GB. O iPod Touch 5, da Apple, está na categoria de armazenamento elevado (64 GB), mas é preciso desembolsar um alto valor para adquiri-lo. Por essa razão, recomenda-se optar por smartphones que, além de possuir a opção de baixar apps de streaming de música e possuem diversas outras ferramentas.

Bateria

Cowon M2 conta com um consumo de bateria bastante reduzido

Em relação a bateria, o MP3 leva a melhor. Isso porque o uso de diversos apps como Spotify comprometem um consumo de energia nos celulares, já o aparelho é praticamente utilizado para a reprodução de músicas. A bateria do Cowon M2, da Cowon, é realmente impressionante, já que  pode reproduzir até 90 horas de música em apenas uma carga.

Qualidade sonora

Quando o assunto é qualidade do som, tanto o MP3 quanto o smartphone podem empatar, já que o quesito está relacionado com o modelo do aparelho. Quanto mais top de linha é o celular, maiores as chances dele reproduzir músicas com uma qualidade sonora elevada.

... R0B6w8UR-AIak=/0x0:696x464/695x463/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/09/02/img_0573_copy.jpg" title="Walkman de ouro da Sony (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)" width="695">Walkman de ouro da Sony apresentado na IFA 2016 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

O mesmo pode ocorrer com modelos mais atuais e renomados do segmento de MP3. No caso do streaming de música, ter um plano gratuito ou pago pode influenciar a qualidade do áudio. O Deezer, por exemplo, tem o som comprometido na versão free.

Para os usuários que gostam de compartilhar músicas, o Bluetooth pode ser uma ótima ferramenta presente nos celulares. Assim como o Spotify, por exemplo, tem a opção de criar playlists e torná-la pública para que mais pessoas possam curtir o mesmo som que você. Já o MP3 tem alguns recursos que podem ser vistos como diferenciais, como um armazenamento dedicado as suas musicas independente do celular, caso o usuário opte por economizar bateria.

Conclusão

Além de considerar todos esses fatores na hora de decidir se vale investir ou não em um player fora do celular, é importante entender as suas necessidades. Se você prefere ouvir música enquanto faz exercícios ou durante uma longa viagem, o MP3 pode ser a opção mais adequada, já que ele é leve, compacto e demora um pouco mais para descarregar a bateria. No entanto, caso queira utilizar outras funções, além de unir todas as funções em um aparelho só, escutar sua playlist pelo celular pode ser a melhor opção.

iPphone ou iPod: qual melhor dispositivo iOS? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.