A versão beta do WhatsApp recebeu uma nova atualização com recursos bem parecidos com os do Snapchat. Agora, é possível usar flash na câmera frontal, adicionar stickers às fotos tiradas pelo aplicativo e dar zoom com uma mão só enquanto estiver gravando vídeos. As novidades apareceram na versão 2.16.263 do mensageiro, disponível na última quinta-feira (8) na Google Play Store.

Cinco rivais do WhatsApp que fazem videochamadas no Android e iPhone

Vale ressaltar que os novos recursos só aparecem quando você usa a câmera do mensageiro (localizada na parte de baixo, à direita). Se você clicar no ícone de "Anexo" e, depois, em "Câmera", as funcionalidades não estarão disponíveis.

WhatsApp ganha recursos semelhantes ao Snapchat (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O "flash" da câmera frontal funciona com a própria tela do celular, no estilo do virtual flash, dos celulares da LG, e do Flash Retina, dos iPhone 6S e iPhone 6S Plus. No momento de tirar a foto, a tela fica branca para iluminar o objeto fotografado. O novo recurso é útil para fazer selfies em ambientes mais escuros. Para utilizar, abra a câmera do aplicativo e ative o flash da câmera frontal (ícone de raio).

Câmera frontal do WhatsApp agora tem flash (Foto: Reprodução/Aline Batista)

A outra novidade que chegou na atualização promete deixar suas conversas mais divertidas com o uso de stickers nas fotos tiradas pelo app. Para adicionar um sticker a sua foto, basta fotografar e, antes de enviar, tocar no ícone com uma carinha feliz. Várias opções de adesivos vão aparecer, role para baixo para ver todos e toque nos que você quiser, para inseri-los na imagem. Para redimensionar, é só tocar no desenho e fazer um movimento de pinça com os dedos. Assim, as figurinhas ficarão maior ou menor.

Adicione stickers antes de enviar suas fotos (Foto: Reprodução/Aline Batista)

Além de uma grande variedades de adesivos que podem ser usados nas fotos, é possível escrever um texto ou desenhar de forma manuscrita. Se você quiser adicionar um texto, basta tocar na letra "T" e digitar. Você pode mudar de cor na barra lateral. Também é possível redimension

... ar os textos fazendo movimento de pinça.
Também é possível escrever na foto (Foto: Reprodução/Aline Batista)

Já para fazer desenhos à mão na foto, é só tocar no ícone de lápis. Essa função também permite alterar a cor.

Faça desenhos à mão livre na foto (Foto: Reprodução/Aline Batista)

Outra opção de edição de imagem dentro da câmera do próprio aplicativo é a possibilidade de cortar a foto antes de enviá-la. Para isso, toque no segundo ícone da esquerda para a direita (uma espécie de quadrado), corte a imagem como quiser e dê "Ok".

É possível cortar a foto antes de enviar (Foto: Reprodução/Aline Batista)

Se quiser descartar alguma figurinha ou desenho, arraste para o ícone de lixeira, no canto superior esquerdo. Para desfazer alguma ação enquanto ainda edita a foto, toque na seta ao lado do ícone de recortar.

Você pode descartar stickers e desfazer ações (Foto: Reprodução/Aline Batista)

Além de todos essas novidades, o WhatsApp adicionou um recurso que facilita o zoom na hora de gravar vídeos. A função zoom com uma mão só permite que o usuário aproxime o vídeo enquanto estiver gravando. Vale lembrar que para gravar um vídeo, é necessário ficar pressionando o obturador. Sendo assim, para aplicar o zoom é só arrastar o dedo na tela para cima ou para baixo, aproximando e afastando a imagem.

Arraste o dedo enquanto filma para dar zoom no vídeo (Foto: Reprodução/Aline Batista)

Os três novos recursos do WhatsApp já existem no Snapchat e mostram um esforço do Facebook, empresa dona do mensageiro, em se aproximar da rede social concorrente. Um outro exemplo foi o Stories do Instagram, que apaga os posts após 24 horas.

Por enquanto, as novidades só são para usuários do WhatsApp Beta, disponível para celulares Android. O mensageiro costuma atualizar com frequência sua versão de testes. Se você quiser ter acesso às novidades antes de chegar a versão oficial, veja neste tutorial como baixar o WhatsApp Beta. Para usuários de iPhone (iOS) e Windows Phone, os novos recursos devem chegar em breve.

Via Android Police

Quais são as funções secretas do WhatsApp? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.