A Apple atualizou o iOS 10 e é compatível com iPhones mais velhos e mais recentes. Porém, a fabricante não alertou seus usuários que a nova versão do sistema é pesada que pode deixar smartphones antigos mais lentos.

iPhone com iOS 10: conheça as funções especiais do novo teclado virtual

Por isso, se você tiver instalado a última versão do sistema operacional no seu iPhone 5, iPhone 5C ou iPhone 5S , é possível que tenha notado uma redução no desempenho do celular. Para te ajudar a resolver esse problema, listamos abaixo algumas dicas e truques que permitem otimizar o desempenho do seu iPhone.

O iPhone 5S foi lançado em 2013 pela Apple (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

1. Desative a opção “Reduzir Movimento” e os os efeitos de transparência

Desativando a opção "Reduzir Movimento" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

O iOS 10 vem com um recurso chamado Parallax que acrescenta um efeito 3D na tela inicial do sistema e uma série de outras animações.

Infelizmente, esses são recursos que fazem com que aparelhos antigos fiquem mais lentos, por causa do esforço adicional que o processador tem de fazer. Portanto, desativá-los é uma das primeira coisas a serem feitas para deixar o iPhone mais rápido.

Para reduzir esses efeitos, basta seguir as instruções desse tutorial do TechTudo.

Mas lembre-se! Essa desativação também irá impedir a exibição de alguns outros recursos interessantes que você pode até gostar. Por exemplo, não será possível enviar ou receber efeitos no novo iMessage (que aparece como Mensagens no iOS em português).

Como fazer o iMessage voltar a exibir efeitos em mensagens no iOS 10

2. Desative a opção “Atualização em segundo plano”

Desativando a atualização de apps em segundo plano no iOS (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Se o iOS estiver habilitado para fazer a atualização de aplicativos em segundo plano, os programas serão atualizados em tempo real, sempre que o dispositivo estiver conectado à internet. No entanto, isso pode deixar o seu aparelho mais lento, além de gastar a bateria mais rapidamente.

Para desativar a atualização de aplicativos em segundo plano. Vá em “Ajustes”, “Geral”, “Atualização em 2º Plano”. Aqui, você pode tocar na chave para desativar a atualização de todos os aplicativos ou usar apenas para os

... aplicativos que você não quer que sejam atualizados. Para mais detalhes, veja este tutorial.

3. Diminua a quantidade de Widgets

Removendo widgets para acelerar o iPhone (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Os widgets são um recurso muito útil e demoraram para chegar ao iPhone (iOS). Infelizmente, quanto mais widgets você usar, mais tempo o sistema irá demorar para carregar a tela. Portanto, você deve usar somente os widgets muito úteis e remover os outros. Se você ainda não sabe como remover widgets da tela de bloqueio, dê uma olhada nesse tutorial do TechTudo

4. Desative as atualizações automáticas

Desativando as atualizações automáticas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Atualizações são importantes para evitar problemas, mas quando elas são automáticas e acontecem com muita frequência, podem atrapalhar. O recurso consome a largura de banda da conexão e também reduz o desempenho do aparelho.

Por causa disso, desativar as atualizações automáticas e fazer essas atualizações manualmente pode ser uma boa prática. Para conseguir isso, basta ir em “Ajustes”, depois em “iTunes Store e App Store” e tocar na chave da opção “Atualizações” (se quiser, mexa nas dos outros itens também).

Com a mudança, o sistema ainda continuará informando sobre as atualizações, mas deixará de fazer o download automaticamente.

5. Diminua os aplicativos que ficam verificando a sua localização

Desativando serviços de localização (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

É fato que serviços de localização afetam mais a vida da bateria do que a performance. Mas se o seu celular está drenando a bateria em um ritmo mais rápido com iOS 10, é hora de reduzir o número de aplicações que utilizam o GPS para saber a sua localização.

Você pode desativar a função acessando as opções “Ajustes”, “Privacidade” e “Serviços de Localização”. Embora seja possível, você não irá querer desativar os serviços de localização por completo, se quiser usar o Google Maps e outros aplicativos dependentes de GPS. Felizmente, você pode desativar serviços de localização para aplicações individuais.

Alguns aplicativos, como Google e algumas aplicações meteorológicas irão solicitar para sempre permitir o acesso ao local, mas você pode limitá-los para acessar o seu local somente durante o uso do aplicativo. Para mais detalhes, leia esse tutorial.

6. Libere espaço

Liberando mais espaço no iPhone desinstalando apps (Foto: Reprodução/ Gabriella Fiszman)

Ainda que o iPhone e outros smartphones sejam feitos para armazenar arquivos diferentes, como músicas, fotos e vídeos, isso também pode fazer com que o dispositivo fique mais lento. Além disso, quanto mais arquivos são armazenados, mais o cache seu dispositivo irá criar, e o sistema terá menos espaço para trabalhar.

Portanto, a tendência é que o dispositivo fique mais lento a cada dia. Por isso, você deve liberar algum espaço para verificar se ele está criando o problema ou não. Existem alguns tutoriais no TechTudo que ajudam nessa tarefa. Veja abaixo.

Como liberar mais memória interna no iPhone de graça com dica simples

Dez truques para ganhar espaço no seu iPhone ou iPad

7. Reinicie o iPhone

Esta é a solução mais comum para resolver o problema de um iPhone lento. A maior parte do que o sistema faz é executado em segundo plano, o que torna o smartphone mais lento. Com isso, as pessoas tendem a pensar que o problema está ocorrendo por causa do sistema operacional ou de uma atualização recente.

No entanto, muitos usuários têm resolvido problemas de deterioração de desempenho no iOS 10 simplesmente reiniciando o dispositivo, ou desligando e ligando novamente. Após esse procedimento, todos os processos em segundo plano serão parados e, portanto, você poderá conseguir uma melhora na resposta do dispositivo.

Resumindo: quando tudo mais falhar, você pode sempre tentar reiniciar o dispositivo.

Esses foram os truques que podem ajudar o seu iPhone voltar a ter um bom desempenho. Leia calmamente cada um deles, analise suas necessidades e aplique as dicas para melhorar sua experiência com o telefone da Apple.

Atualização para o iOS 10, novo sistema da Apple, vale a pena? Opine no Fórum do TechTudo. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.