Dois anos depois de ser encerrado pelo Google, o Orkut — rede social criada pelo engenheiro turco, então funcionário da gigante de buscas Orkut Buyukkokten — vai finalmente ser excluído de vez dos servidores da empresa de Internet. Até então, mesmo após ter seu fim decretado em 2014, a rede social manteve público um banco de dados com 51 milhões de comunidades e informações dos usuários como fotos, scraps e depoimentos na sua nuvem. Porém, como prometido, depois desta sexta-feira (30) a recuperação dos dados não será mais possível. Se você ainda não resgatou suas memórias do Orkut, corra para fazer download e guardá-las no seu computador. Relembre como recuperar informações dos perfis, scraps, fotos e depoimentos de amigos usando a ferramenta Google Takeout.

A história do Orkut

O Orkut foi encerrado em 30 de setembro de 2014, pouco tempo depois de completar dez anos. A rede social foi uma das primeiras a fazer sucesso no Brasil e tinha como principal atrativo as comunidades, onde era possível discutir sobre um determinado tema em comum com os outros usuários. Os scraps (recados no mural) e os depoimentos também eram uma das partes mais divertidas da rede social.

Depois de ser comprado pelo Google, o Orkut foi descontinuada. À época, a gigante da Internet afirmou que o encerramento se justificava graças ao sucesso de outras plataformas como o YouTube — que relançou o conceito de rede social no site de vídeos — e o Google+ (que respira por aparelhos).

Atualmente a página do Orkut (Orkut.com) ainda existe, com uma carta que convida o usuário a conhecer a Hello — outra rede social por Buyukkokten, mas sem relação nenhum com o Google. O site exibe apenas um depoimento emocionado do seu criador e ainda carrega a antiga identidade visual em preto, branco, roxo e rosa.

Como baixar fotos, depoimentos e scraps do Orkut

Ainda há tempo — pouco tempo — para recuperar as suas memórias do Orkut. É possível baixar dados importantes como fotos, depoimentos, lista de amigos e os scraps. Basicamente você vai precisar se lembrar dos dados de login (qual e-mail usou e sua senha).

Porém também ainda há como recuperar a senha do Orkut (se você perdeu), assim como o ID utilizado na rede. Em seguida é só utilizar o Google Takeout para baixar os arquivos. Você também pode tirar dúvidas sobre Orkut no Fórum do TechTudo.

O Orkut terminou em 2014 (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Alternativas ao Orkut

Alguns aplicativos e sites ainda tentam repetir o sucesso do Orkut no Brasil — seja com uma nova plataforma ou uma cópia genérica do velho Orkut. Existem alguns clones como o Orkuti e o Orkutando, mas ainda sem a base de usuários enorme e fiel que garantiu o sucesso da rede social por aqui.

Redes socials Alternativas ao Orkut

Dez perguntas e respostas sobre o fim do Orkut; entenda tudo

... th: 695px;"> Orkutando (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)



O próprio criador do Orkut original também se aventurou novamente no mundo das redes sociais. O Hello traz uma proposta diferente do Facebook, mas que lembra um pouco a dinâmica do Orkut.

Para os antigos usuários da rede social, só restam as lembranças e as pastas de backup, que você pode salvar no Google Drive. Saiba o que acontece depois de excluir perfis de redes sociais.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.