Clash Royale e Clash of Clans são dois jogos da produtora Supercell para iPhone (iOS) e Android e que brincam com o conceito de estratégia, mas que, no fundo, são dois títulos diferentes, que não se parecem tanto quanto os fãs imaginam. Afinal, apenas Clash Royale conseguiu superar a fabre de Pokémon Go entre os jogos mais baixados da Google Play Store. Confira as principais diferenças e entenda como identificá-los corretamente:

Clash of Clans: como jogar online o divertido game para Android e iOS

Jogabilidade

A maior diferença está na jogabilidade. Clash of Clans chegou antes e é um jogo social e mais voltado para a estratégia em tempo real, lembrando antigos games como Starcraft e Age of Empires, mas com uma pegada maior de evolução de ambientes e construção de cidades. O que conta aqui também é a relação com amigos ou desconhecidos via rede, capaz de beneficiar suas unidades e equipamentos.

O já clássico moderno Clash of Clans (Foto: Divulgação/Supercell)

Já Clash Royale se assemelha mais a um game do tipo "defesa de torres", mas se diferencia do outro muito por conta do sistema baseado em cartas. É possível montar baralhos que farão toda a diferença nas batalhas, capazes de invocar habilidades ou unidades em campo, que correrão ao seu auxílio.

Monetização

Os dois jogos suportam monetização, ou seja, sistema que utiliza dinheiro real para ajudar nos custos, mas em Clash of Clans isso não está tão presente. É claro que pode-se comprar benefícios, melhorar unidades, obter novos espaços, somente gastando o bom e velho dinheiro, mas é possível jogar 100% do game sem torrar um centavo sequer.

Clash Royale é o jogo mais novo da produtora (Foto: Divulgação/Supercell)

Já Clash of Clans é o contrário. O jogo, até certo ponto, te incentiva a gastar. É um game que preza muito mais pelo que você tem do que pela sua estratégia. A cadência de evolução é mais penosa para quem quer jogar sem gastar nada, por isso prepare-se para demorar bastante na evolução ou passar dificuldades ao jogar contra quem já é evoluído.

Gráficos

Os gráficos entre os dois jogos não são tão diferentes assim, mas têm suas particularidades, principalmente pela diferença de desenvolvimento que separa os dois. Clash of Clans foi lançado em 2012 nas redes sociais e também para dispositivos móveis. Já Clash Royale é do início de 2016, quatro anos depois.

... 695">Clash of Clans tem estilo de estratégia (Foto: Divulgação/Supercell)

Isso possibilitou uma diferença gráfica, ainda que sutil, entre os dois jogos. Por isso Clash Royale pode ser considerado um pouco mais polido e bonito – ainda que Clash of Clans tenha recebido atualizações ao longo dos anos.

Sistema de cartas

A principal diferença entre os dois jogos é o sistema de cartas que está totalmente ausente em Clash of Clans, e é o principal ponto da jogabilidade de Clash Royale, como citado acima.

Clash Royale segue o esquema de cartas e defesa de torres (Foto: Divulgação/Supercell)

As cartas e os baralhos deixam Clash Royale mais parecido com Hearthstone: Heroes of Warcraft e Gwent do que com Clash of Clans. É possível construir e personalizar decks, mas com as limitações impostas pelo quesito "social" do jogo.

eSports

Recentemente, ocorreu um torneio oficial no Brasil de Clash Royale, na Brasil Game Cup. O jogo é mais voltado para os eSports do que o seu "irmão mais velho", que é mais social e pode ser jogado com menos comprometimento.

Clash Royale tem uma pegada de eSports (Foto: Divulgação/BGC)

Isso não quer dizer que não existam torneios de Clash of Clans. O formato que Clash Royale impõe, de disputa entre dois participantes e com possibilidade de tempo real, deixa tudo mais propício para a modalidade esportiva.

Clash Royale e Clash of Clans são similares em pontos cruciais, mas também bem diferentes em outros termos. Ainda assim, os dois divertem de forma igual os fãs do gênero, seja de estratégia ou de cartas.

Qual o melhor jogo para smartphones? Responda no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.