Jogos de futebol sempre estão em alta no mundo dos games, mas os títulos dedicados a celulares não atendem todas as necessidades dos jogadores. Novos games como Fifa Mobile e Real Football pretendem mudar isso e, para você ter uma noção de qual jogo baixar no smartphone ou tablet, resolvemos comparar os jogos e deixar você decidir qual atende a sua vontade de jogar futebol onde estiver.

Como jogar Fifa Mobile Soccer, novo game da EA Sports para celulares

Lançado pela EA, Fifa Mobile Futebol foi disponibilizado para iPhone (iOS), Android e Windows 10 Mobile, contando com várias funções ligadas ao título mais recente dos consoles, Fifa 17. Já Real Football é uma versão mais leve da série de futebol da Gameloft, que foi disponibilizada de graça para o Android, e que apresenta diversas funções, como a de gerenciar completamente as instalações do time, além de entrar em campo.

Fifa Mobile ou Real Football? Qual deles é o melhor jogo de futebol para celulares (Foto: Reprodução/André Mello)

Fifa Mobile: suas vantagens e desvantagens

Fifa Mobile impressiona desde os primeiros momentos de jogo. Com um gráfico de qualidade para um jogo mobile, ele também tem na movimentação dos jogadores em campo um dos pontos altos.

O problema disso é que, por causa da quantidade de detalhes nos seus gráficos, Fifa Mobile pode ser um pouco pesado para smartphones medianos. Durante os testes, utilizamos um Samsung Galaxy 6 Edge e não houve problemas, mas em testes em um aparelho mediano, foi possível sentir uma queda de frames e travamentos durante as partidas.

Os gráficos de Fifa Mobile podem deixar o jogo um tanto pesado (Foto: Reprodução/André Mello)

O gameplay de Fifa Mobile é bem agradável, sendo possível controlar o jogador com um joystick virtual e botões presentes na tela de toque. Caso você não queira controlar todas as ações, é possível assistir a movimentação do seu time e apenas escolher quando a bola deve ser tocada ou chutada a gol.

Isso acaba adaptando o gameplay para o momento que você estiver. Quer algo mais complexo? Controle melhor os jogadores. Não quer pensar muito? Deixe o sistema fazer a maior parte do trabalho. Outro elemento de Fifa Mobile é o tipo de partida que você compete, já que fica apenas no campo de ataque. Quando perde a bola e ela vai para defesa, a ação é interrompida, fazendo que o jogo acabe sendo uma sequência de jogadas ofensivas.

Bater pênaltis é bem simples em Fifa Mobile (Foto: Reprodução/André Mello)
...

Outro ponto alto de Fifa Mobile é a sua variedade de times e modos de jogos. Boa parte dos times presentes na versão de consoles da série Fifa está presente, possibilitando que você escolha qual equipe usará durante a sua campanha.

Outro elemento de Fifa Mobile que é comum em sua versão mobile é a presença de um modo que você monta um time, conseguindo cartas com jogadores e itens para melhorar a sua equipe. Isso acaba por aumentar o tempo que você passa jogando.

Real Football: suas vantagens e desvantagens

A primeira coisa que você percebe em Real Football, em comparação a Fifa Mobile, são os seus gráficos. Enquanto um tenta mostrar algo mais realista e próximo à experiência de um videogame, Real Football traz algo mais simples e que lembra muito mais jogos de Super Nintendo e Mega Drive. A vantagem é que isso faz dele relativamente leve, podendo rodar em uma variedade maior de aparelhos.

Os gráficos não são o forte de Real Football (Foto: Reprodução/André Mello)

Os comandos de Real Football não são tão bons quanto os de Fifa Mobile. Apesar de ter vários movimentos divididos em botões virtuais que aparecem na tela, a resposta para os movimentos dos jogadores não é tão boa, o que resulta em jogadas perdidas.

Em Real Football, você pode criar um time de futebol escolhendo o nome, escudo, uniforme, entre outros detalhes. Assim como acontece em Fifa Mobile, é possível montar a equipe através de cartas adquiridas em pacotes comprados com dinheiro real ou virtual.

Você pode escolher entre jogar ou apenas ter resultados baseados nas estatísticas de seu time (Foto: Reprodução/André Mello)

Um elemento interessante é a possibilidade de gerenciar completamente o seu time, escolhendo verbas que podem ser aplicadas em novas instalações de treinamento, estádio, entre outros gastos. Isso acaba mostrando uma faceta diferente do jogo, que se torna algo além de um simples jogo de futebol.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Por ser um jogo mais "leve", Real Football parece um título menor que Fifa Mobile, que aparenta ter mais opções e modos, mas o título da Gameloft consegue proporcionar uma experiência bem interessante para os fãs do esporte.

Agora, você decide qual deles atende melhor o que você quer em um jogo de futebol para smartphones.

Qual será o melhor jogo: Fifa 17 ou PES 2017? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.