Por trás da transmissão dos conteúdos presentes nos catálogos de serviços de streaming, como o Netflix e Telecine Play - Filmes Online, existem diversas tecnologias desconhecidas por grande parte dos usuários. Entre elas, algumas responsáveis por impedir a realização de cópias não autorizadas. É o caso do HDCP, que em português significa “proteção do conteúdo digital em banda larga” e visa a proteção dos direitos autorais do conteúdo digital transmitido para aparelhos de TV.

Como assistir filmes online; veja algumas opções gratuitas e pagas

Serviços como o Netflix exigem HDCP para exibição de conteúdo (Foto: Reprodução/ Fhillipe Rangel)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O HDCP está presente em dispositivos equipados com conexões DVI e HDMI, como TVs, aparelhos de Blu-ray, placas de vídeos e set-top-boxes, divididos entre emissores e receptores. Uma TV, por exemplo, é considerada receptora, pois é a responsável pela exibição do conteúdo transmitido pelos dispositivos a ela conectados.

A tecnologia age justamente na passagem do conteúdo, impossibilitando a cópia por um terceiro dispositivo. Por isso, cada aparelho sai de fábrica equipado com um código específico que, quando interligados, são capazes de gerar um terceiro. Dessa forma, o DHCP consegue evitar, por exemplo, a ligação de gravadores entre a TVs e aparelhos de Blu-ray.

Além dos dispositivos emissores e receptores, existe uma terceira categoria de dispositivos que utilizam o HDCP: repetidores. Um home theater, por exemplo, retém o conteúdo do áudio para amplifica-lo ao mesmo tempo que retransmite o sinal de vídeo. A complexidade da operação gera atrasos na transmissão. Por isso, o sinal de TV digital é mais lento em relação ao cada vez menos utilizado analógico

Qual é o melhor servi�

... �o de filmes online? Comente no Fórum do TechTudo.

Quebra da chave

Por ter quase 20 anos de existência, o HDCP já foi explorado ao ponto de ter sua criptografia burlada. Em 2010, a Intel confirmou ao Fox News a existência de uma chave mestre capaz de quebrar a proteção em qualquer dispositivo. O ocorrido, entretanto, não foi o suficiente para a tecnologia cair em desuso, pois os fabricantes continuam a empregá-la até hoje.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.