A Apple está trabalhando em um novo sistema de arquivos conhecido como Apple File System (APFS) ou sistema de arquivos Apple. Esse formato provavelmente será o sistema de arquivos padrão no macOS e iOS em 2017. No momento, está disponível no macOS Sierra como um software de pré-lançamento, para que possa ser testado por quem desejar experimentar. 

Como usar o novo serviço de iCloud do macOS Sierra

De acordo com a Apple, o APFS é uma nova geração de sistema de arquivos desenhado para se adaptar do Apple Watch ao Mac Pro. O sistema é otimizado para armazenamento em flash/SSD e projetado com a criptografia como recurso primário.

Descubra como formatar uma unidade com APFS no MacOS Sierra (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

A Apple também adverte que unidades formatadas com esta versão de pré-lançamento do APFS podem não ser compatíveis com versões futuras do MacOS e a versão final do APFS. 

A Apple tem como alvo uma versão final a ser lançada em 2017. A novidade estará nos discos do Mac, em unidades internas de iPhones, iPads, Apple TVs e Apple Watch.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 1. Para experimentar esse novo sistema, pegue um pendrive que não usa e coloque no seu Mac. Abra o Terminal do MacOS. Para isso, clique no ícone da lupa no painel superior do sistema.

No campo de busca, digite “Terminal”. Quando a opção do terminal aparecer no resultado, clique nele;

Executando o Terminal do MacOS (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Para descobrir o identificador da unidade a ser formatada, digite o comando “diskutil list” e pressione a tecla enter;

Descobrindo o identificador da unidade para poder formatá-la (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Antes de formatar a unidade com APFS, execute o comando “diskutil apfs createContainer /dev/disk1s1″ para criar um contêiner APFS.

Lembre-se, de ajustar o último parâmetro para a identificação correta (no caso deste tutorial, disk1s1). No meio do processo, será necessário teclar y para autorizar a execução da tarefa;

Criando um contêiner APFS na unidade que será formatada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Em seguida, execute o seguinte comando “diskutil apfs addVolume disk1s1 APFS novoAPFS” para adicionar um volume APFS. Como no passo anterior, substitua “disk1s1″ com o identificador de dispositivo que você usou, e “novoAPFS” com o nome que deseja dar a unidade;

... -com-o-sistema-de-arquivos-apfs-no-macos-sierra-3.png" width="695">Formatando a unidade (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Imediatamente, a nova unidade será exibida no Finder do MacOS.

Visualizando a nova unidade no Finder (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Se depois de experimentar a unidade você quiser remover o APFS, use o utilitário de disco e formate o pendrive como você precisa.

Como baixar o macOS Sierra e o iOS 10? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.