O Samsung Ativ Book 2 é um notebook com várias versões que estreou no mercado brasileiro em 2013. Ainda disponível para compra no país, o laptop da Samsung pode chamar a atenção de quem está no mercado em busca de um novo notebook. Mas será que, mesmo com três anos nas costas, o Ativ Book 2 é uma opção interessante? Conheça os prós e contras do laptop da Samsung a seguir.

Confira o review do Samsung Ativ Book 2

Vantagens:

1. Há modelos com placa de vídeo dedicada

O Ativ Book 2 teve uma vida prolongada no catálogo da Samsung, o que explica o fato de existirem diferentes versões do computador no que tange o hardware: além de unidades com processadores de terceira e quarta gerações, há versões que oferecem placa de vídeo dedicada.

Samsung Ativ Book 2 é um notebook poderoso por um bom preço. (Foto: Divulgação/Samsung)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

A placa em questão é a Geforce GT 710M da NVIDIA , que oferece boa performance para multimídia: ver filmes e séries e ligar o notebook à TV via HDMI para exibir conteúdo na telona se beneficiam da placa. Em relação a games, ela não chega a impressionar. Seu desempenho nesse tipo de situação pode não ser recomendado diante das alternativas mais atuais no mercado.

2. Teclado numérico e saída VGA

O usuário que faz questão de teclado numérico e saída VGA encontra uma opção interessante no Ativ Book 2. Em virtude da tela de 15,6 polegadas, o notebook da Samsung oferece espaço de sobra para acomodar um teclado numérico, recurso apreciado por estudantes de exatas, de engenharia, além de profissionais dessas e outras áreas.

A saída VGA ainda é muito usada em projetores, especialmente os utilizados em universidades e outras instituições de ensino no Brasil. Ter um notebook com esse tipo de interface facilita a vida, já que dispensa o uso de adaptadores.

Versão de 15,6 polegadas conta com teclado numérico (Foto: Divulgação/Samsung)

3. Versões com Celeron são bem baratas

Uso em edição de textos e navegação da Internet é pouco exigente e pode ser atendido até mesmo por processadores mais simples. Por conta disso, o Ativ Book 2, equipado com processadores Celeron, os mais modestos da Intel

... pan>, são uma alternativa em conta para quem não tem planos exigentes demais para o notebook.

O Ativ Book 2 com esse tipo de processador tem tela de 14 polegadas e 4 GB de memória RAM DDR3 e sai por R$ 1.500 no mercado brasileiro, preço bem competitivo entre laptops de entrada.

Desvantagens:

1. Processador desatualizado

Versão de 15,6 polegadas pode ser encontrada com processadores fora de linha (Foto: Divulgação/Samsung)

Originalmente lançado em 2013 no mercado brasileiro, o Ativ Book 2 da Samsung denuncia a idade especialmente no processador. Atualmente, o consumidor pode encontrar versões com CPUs de terceira ou quarta geração da Intel (nesse fim de ano, a Intel lança a sétima geração de processadores).

Em termos práticos, isso significa que o poderio de processamento dos Core i (i3, i5 e i7) presentes nesses notebooks está defasado em relação ao que concorrentes da mesma faixa de preço oferecem, já que no Brasil é bem comum encontrar notebooks equipados com CPUs de quinta e sexta gerações. A idade do processador, além de comprometer a perspectiva de desempenho da máquina, pode encurtar o ciclo útil da máquina nas mãos do usuário, já que a tendência é de que novos aplicativos, sistemas e jogos sempre exijam hardware mais recente para funcionar.

Além dessas versões, a Samsung lançou unidades com CPUs Celeron, de desempenho ainda inferior, mas que são encontradas a preços bem mais baixos.

2. Duração da bateria

Versão de 14 polegadas pode ser encontrada com i3 de terceira geração ou com Celeron (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Outro aspecto negativo a respeito do Ativ Book 2 é a duração da bateria. Nas contas da Samsung, o componente deve bastar para alimentar o computador por até 6 horas, mas testes realizados pelo TechTudo mostraram que, em situação de uso normal, o usuário deve esperar apenas 4h30min de autonomia, para a versão com Core i3 de terceira geração.

Já há notebooks com duração na casa das seis horas ou mais no mercado brasileiro, algo que coloca o Ativ Book 2 como opção para quem pretende deixar o computador na tomada na maior parte do tempo.

 3. Não é muito portátil

Deixar o computador ligado na tomada, sem transportá-lo, também parece o uso ideal em virtude do fato de que o Ativ Book 2 é pesado e espesso, longe de ser uma máquina com perfil portátil.

O notebook, na versão de 15,6 polegadas, pesa 2,2 quilos e mede 3,2 cm de espessura. Esses números não fazem do Ativ Book 2 o notebook mais amigável do mundo para passar muito tempo numa pasta ou mochila.

Samsung Ativ Book 2 ou Dell Inspiron i14: qual notebook comprar? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.