O Windows permite que usuários determinem um limite de tentativas erradas de senha para acesso do sistema e, até mesmo, uma janela de tempo em que o computador fica bloqueado, caso o limite de tentativas de login tenha sido atingido. O recurso é ideal para quem deixa a máquina em locais sujeitos à ação de intrometidos e pode ser uma mão na roda para garantir mais privacidade no uso do PC. O tutorial a seguir ensina como fazer isso na versão Home do Windows 10, mas o passo a passo também funciona nas edições Pro e Enterprise, além de versões mais antigas do sistema.

Como usar um dispositivo Windows 10 para controlar computadores e smartphones

Antes de começar, é importante saber que não é recomendado interromper esse processo. Dependendo das circunstâncias, é possível acabar com sua conta bloqueada no PC. Só comece se tiver a possibilidade de terminar tudo de uma vez só.

Como definir o número de tentativas e o tempo de bloqueio ao inserir a senha errada para login (Foto: Divulgação/Microsoft)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 1. Abra o Prompt de Comando em modo administrador;

Você pode clicar com o botão direito sobre o botão Iniciar para ter acesso ao atalho ao modo administrador do Prompt (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. Insira o comando “net accounts”, sem as aspas, e dê enter. Esse comando lista a política de funcionamento das senhas. No resultado, há o campo “Limite de proteção: Nunca”, que se refere ao limite de tentativas de login mal sucedidas em virtude de uma senha errada;

Por padrão, o limite de tentativa de senhas erradas é zero (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. Para mudar isso, e colocar um limite de tentativas, você vai usar o comando “net accounts /lockoutthreshold:N”, sem aspas, em que “N” é a quantidade de tentativas que você deseja autorizar antes de bloquear o computador temporariamente. Escolhemos cinco tentativas;

Atenção: Determine a quantidade de forma racional. Não faz sentido colocar apenas uma ou duas, já que você mesmo pode acabar errando a senha sem querer de vez em quando. A sugestão é escolher, no mínimo, três tentativas;

Insira o comando que determina a quantidade de tentativas erradas toleradas (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 4. Agora é preciso

... determinar quanto tempo o computador ficará inacessível depois que o limite de tentativas for estourado. Para isso, use o comando “net accounts /lockoutduration:N”, sem aspas, e em que “N” é a quantidade de tempo, em minutos, que você deseja bloquear o PC. No nosso caso, escolhemos 30 minutos;
Insira também a quantidade de tempo (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 5. Agora resta determinar quanto tempo leva para o Windows zerar o cronômetro depois de uma tentativa mal sucedida de login. Suponha que seu computador está configurado para tolerar três tentativas erradas e que a janela é de 15 minutos.

A ideia desse comando é criar um mecanismo que permite a realização de duas tentativas e, em vez de errar a terceira, espere uma quantidade N de tempo para ter direito a mais três tentativas. O comando é “net accounts /lockoutwindow:N”, use sem aspas e observe que “N” deve ser substituído pela quantidade de tempo que você deseja usar;

Determine uma janela de tolerância para que você possa tentar novamente, caso esqueça a senha (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 6. Depois de tudo isso, é possível visualizar suas configurações com o comando “net accounts”;

Veja que as configurações já aparecem no "net accounts" (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 7. Para desligar tudo isso é simples: no Prompt de Comando, com permissões de administrador, insira “net accounts /lockoutthereshold:no”. Você não precisa desligar os outros comandos, já que o valor de 30 minutos é padrão em ambos.

Você pode desligar todos os recursos novamente (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.