O Lingualeo é um aplicativo para Android que ensina inglês de forma divertida, por meio de atividades interativas. Uma de suas vantagens é a interface em português, o que facilita o uso por brasileiros. O usuário pode baixar e instalar de forma gratuita, podendo ser aplicado para crianças e adultos no dia a dia.

O programa oferece dicionário pessoal, glossários temáticos, treinos de tradução, nivelamento de inglês e até o acompanhamento do seu avanço. Ele serve inclusive como reforço para quem já tem um inglês básico, intermediário ou faz curso. Quer aprender brincando com o app? Então, veja este tutorial como usar o LinguaLeo no smartphone.

Aulas de inglês: veja 5 aplicativos grátis de celular que ensinam o idioma

Veja como usar o aplicativo LinguaLeo para aprender inglês pelo celular (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Criando sua conta

Passo 1. Baixe e instale o LinguaLeo no seu celular. Para acessar o recurso, o usuário pode criar uma conta usando o Facebook, Google ou um e-mail. No caso de não ter uma das redes sociais, toque na terceira opção. Em seguida, selecione “Eu sou um novo usuário”.

Inicie a criação da sua conta no LinguaLeo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Para criar a conta digite seu e-mail e crie uma senha pessoal. Marque sua língua nativa, em português no caso de brasileiros. Confirme em “Registrar-se”. Em seguida, será necessário personalizar seus dados, adicionando sexo e idade.

Adicione seus dados para criar a conta e depois personalize (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3.  O aplicativo vai fazer outras perguntas para conhecer melhor seu tipo de perfil de aluno. Nas telas seguintes, defina quanto tempo deseja estudar por dia e escolha os níveis de habilidade do idioma, começando por “Conversação” e “Escrita”. Para isso, basta arrastar a barra de ajuste até o nível que se identificar e tocar em “Próximo”.

Ajuste seu nível para aprender melhor pelo aplicativo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Depois defina os níveis de “Compreensão oral”, “Leitura” e “Vocabulário”. Ao final de cada etapa, toque no botão de “Próximo” para continuar.

... glbimg.com/0HYgbxWNsbXV3GBSYZPnWpJw7jI=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/10/19/l04.jpg" width="695">Defina mais níveis de leitura e compreensão em inglês (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Para finalizar, marque seus assuntos de interesse e confirme em “Pronto”. O app Lingualeo será aberto no celular. Para ter acesso a todos os recursos, toque no menu lateral, indicado por “três linhas”.

Finalize o cadastro e personalização no aplicativo LinguaLeo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Usando o aplicativo LinguaLeo

Passo 1. Ao abrir o menu lateral, o usuário pode visualizar a lista de recursos oferecidos pelo aplicativo. Em “Tarefas”, o estudante pode fazes testes de nivelamento e ainda verificar as metas de aprendizagem adicionadas no aplicativo.

Inicie conhecendo as tarefas e as metas no aplicativo LinguaLeo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Já no item “Perfil” o usuário consegue visualizar o seu nível do inglês, que muda conforme o tempo de estudo e avanço.

Veja seu perfil e acompanhe a evolução nos níveis (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. No item “Coleções” é possível acessar os conteúdos especiais para estudo, como vídeos, áudios, textos em artigos e mais dados para treinar seu inglês. Basta tocar em um deles para abrir no celular.

Acesse os conteúdos para estudo em inglês (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. No menu “Cursos de Gramática” você pode aprofundar seu conhecimento em inglês para escrever e falar de forma correta. As atividades são divididas para “Iniciantes”, “Intermediários” ou estudantes “Avançados”. Depois, de forma interativa, basta responder os questionamentos para avançar nos estudos.

Acesse o glossário para aprender novos termos no LinguaLeo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Na categoria de “Glossário”, o estudante tem acesso a palavras de grupos específicos para ampliar o vocabulário. Em cada item é necessário marcar “Eu já sei” ou “Para estudar”, para que o app identifique quais itens precisam de reforço.

Aumente seu conhecimento de palavras específicas no Glossário (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 6. Em “Treinos” estão seus exercícios interativos. É necessário praticar cada um deles para ir desbloqueando os próximos níveis. Os itens se revezam em práticas de tradição oral, compreensão, escrita e mais tarefas. Você pode categorizar os treinos com as novidades, conteúdo quase aprendido ou pelo glossário padrão.

Faça os treinos para aprender inglês no dia a dia e aumentar seu nível (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 7. Por fim, no item de  ”Meu dicionário” estão as palavras apresentadas no app e que foram separadas para estudo pessoal. Conforme evolui nas tarefas, o dicionário ficará mais completo. O usuário também pode adicionar novas palavras manualmente, digitando no campo de texto no topo. Ao tocar em um item é possível ver a tradução e descrição oral.

Acesse seu dicionário com novas palavras adicionadas para estudo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Como aprender inglês pelo celular? Comente no Fórum do TechTudo.




>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.