A confirmação de leitura do WhatsApp foi lançada em 2014 e ainda hoje causa inconvenientes entre os usuários do mensageiro. Não é todo mundo que quer ser "dedurado" pelo risquinho azul, que mostra quando alguém leu uma mensagem no aplicativo.

Porém, há várias maneiras de impedir que seus contatos saibam que você visualizou determinado conteúdo. Além do método oficial, que também priva o usuário de saber quem leu as suas mensagens, o TechTudo listou outras quatro formas de ficar “invisível” no WhatsApp. As dicas funcionam tanto no Android quanto no iPhone (iOS).

WhatsApp testa chamada de vídeo no Android; função falha em 1ª avaliação

Aprenda formas diferentes de ler mensagens no WhatsApp sem ser dedurado pela marca azul  (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

1) Desative a confirmação de leitura

A forma oficial de eliminar o "check" azul das mensagens visualizadas é desativando a confirmação de leitura, mecanismo disponível no iOS e no Android. Em ambos, basta que o usuário acesse as configurações do WhatsApp, entre no menu “Conta”, vá até privacidade e desmarque a caixa de confirmação de leitura.

Desativação de confirmação de leitura de mensagens do WhatsApp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Você pode acompanhar o passo a passo com imagens para cada sistema nos tutoriais do TechTudo para Android e para iOS. É importante lembrar que, ao fazer isso, você também deixará de saber quem visualizou suas mensagens.

2) Ative o Modo Avião

Uma forma de “burlar” a confirmação de leitura e visualizar mensagens escondido é ativando o Modo Avião. Isso porque o recurso desativa todas as conexões com a Internet ao mesmo tempo, fazendo com que seu WhatsApp fique “desligado”. Neste tutorial é ensinado como ativar o modo no Android, iPhone e Windows Phone.

Ativação do Modo Avião impede que check azul do WhatsApp apareça (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

3) Desligue o Wi-Fi e redes móveis

A ideia é a mesma da ativação do Modo Avião: uma vez que a conexão com a internet está interrompida, o WhatsApp está offline. A diferença é que no modo de voo a conexão com Bluetooth e NFC também é cortada, algo que não é necessário para o propósito do "check" azul.

Assim, se você estiver usando alguma dessas tecnologias e receber uma mensagem nova, basta desativar o Wi-Fi e as redes móveis para então abrir o app e ler o conteúdo.

... t="450" src="//s2.glbimg.com/OpkeKA-U7LT8099buS3Zvza08d0=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/10/25/3desligar-wi-fi-e-redes-moveis-permite-ler-mensagens-do-whatsapp-com-app-desligado.jpg" width="695">Desligar Wi-Fi e redes móveis permite ler mensagens do WhatsApp com app desligado (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

No Android, abra a barra de notificações e, em seguida, toque sobre o ícone de Wi-Fi para desativá-lo. Depois, entre na rede celular e desligue os dados móveis.

Caso você tenha um iPhone, entre em “Ajustes”, selecione “Celular” e mude a chave “Dados Celulares” para a posição desativada para cessar as redes 3G e 4G. O procedimento é o mesmo no Wi-Fi, que também fica na central “Ajustes”.

4) Adicione um widget na tela principal

Se você não quer ficar sem internet, uma boa saída é adicionar um widget do WhatsApp. Ele mostrará as mensagens recebidas em uma área logo na tela inicial do dispositivo, fazendo com que você não precise abrir o mensageiro – e, consequentemente, não apareça o check azul. O procedimento pode ser feito no Android e no iPhone, desde que rodando o iOS 10.

Widget do WhatsApp permite ler mensagens sem abrir o app (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Para adicionar um Widget do WhatsApp no sistema do Google, dê um toque longo na tela inicial, selecione a opção “Widgets” e localize o mensageiro. No celular da Apple, a ferramenta é acessível deslizando a tela inicial ou de bloqueio para a direita, conforme explica este tutorial.

Em ambos os casos é preciso selecionar o widget 4 x 2 para conseguir ler as mensagens. O recurso funciona para textos e emojis. Imagens, vídeos e mensagens de voz não são suportados pelo widget.

5) Leia da barra de notificações

O WhatsApp exibe as mensagens novas através da barra de notificação, tanto no iOS quanto no Android. Assim como no widget, o recurso possibilita ler conteúdos sem abrir o aplicativo, impedindo que seu remetente saiba que você visualizou a mensagem. Nos dois sistemas, tudo o que é preciso é tocar na notificação e deslizar o dedo para baixo para exibir o que foi recebido.

Ler mensagem pela barra de notificações impede check azul (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Aproveite as dicas para evitar que seus contatos saibam que você visualizou uma mensagem no WhatsApp. 

WhatsApp versus ZapZap: quem ganha? Comente no Fórum do TechTudo.




>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.