A espera acabou e, finalmente, a Apple apresentou seu novo MacBook Pro com design atualizado e confirmando os rumores da substituição de todas as teclas físicas, no topo do teclado, por uma tela touchscreen. Até mesmo a tradicional tecla “esc” (escape) foi removida para dar lugar a um painel de retina, chamado Touch Bar, com esta e demais funções. O botão de ligar e desligar também mudou e agora é acionado por meio de um sensor biométrico. O novo notebook está mais fino e mais leve que os modelos anteriores. Os anúncios foram feitos em evento na Califórnia, nesta quinta-feira (27).

Conheça as versões do MacBook Pro disponíveis no Brasil

Outras novidades foram mostradas, como o novo app "TV" para a Apple TV e a chegada do game Minecraft para o media center.

Novo MacBook Pro é anunciado pela Apple (Foto: Reprodução/Apple)

Tim Cook, CEO da empresa, sobe ao palco e apresenta um novo site da Apple dedicado à acessibilidade de softwares e produtos da empresa. A ideia é facilitar o uso de pessoas, com necessidades especiais, ao universo da fabricante.

Cook aproveitou para revisitar as novidades da fabricante desde o lançamento do iPhone 7 e do iOS 10. Segundo o executivo, mais de 60% dos iPhones ativos atualizaram para a nova versão do sistema.

Apple TV ganha mais apps e funções

A Apple TV ganhou mais de 8.000 aplicativos no último ano, incluindo o game de sucesso Minecraft. É possível, inclusive, integrar o uso do media center com o iPhone. O aparelho agora permite interação de outros usuários no momento em que estiver assistindo algums programa de TV, por exemplo.

A intenção da Apple é deixar as funções da TV mais sociais e instantâneas, com tuítes, comentários e vídeos de usuários enquanto o conteúdo é reproduzido, como em jogos de futebol e shows ao vivo. 

Novo app TV permite organizar sua programação na Apple TV (Foto: Reprodução/Apple)

O novo app anunciado, chamado apenas de "TV", reúne todos os filmes e shows que o usuário está assistindo em um só lugar. É uma espécie de "organizador" da sua própria programação, facilitando reencontrar algum conteúdo já pesquisado por você. Também é possível encontrar mais programação sem sair do app. O sistema de navegação é bem semelhante ao do Netflix, por exemplo. 

Com design que lembra o Apple Music, o serviço - que tem canais como HBO e iTunes - tem uma área com sugestões de filmes e séries, além de uma loja para adicionar novos serviços, como Hulu e Showtime. O TV funciona também no iPhone e no iPad com as mesmas ferramentas do programa para televisores. O app TV terá lançamento nos Estados Unidos em dezembro deste ano.

MacBook Pro ganha Touch Bar no teclado

Com corpo de metal, o notebook chega com telas de 13 e 15 polegadas, sendo os MacBooks mais finos já feitos pela companhia, nas cores prata e grafite. O PC chega com um trackpad Force Touch, que entende a intensidade do toque do usuário. A Apple confirma que este é o MacBook Pro mais fino e mais leve já feito. O trackpad foi redesenhado e está duas vezes maior. O teclado traz a segunda geração das teclas do tipo borboleta. 

Teclas físicas na parte superior do teclado dão lugar ao painel touchscreen (Foto: Reproducao/Apple)

Além disso, o teclado está mais responsivo, com uma pequena tela retina multi-touch, próxima às teclas, com funções especiais, chamada de Touch Bar. Substituindo botões de ferramentas antigos, o painel touch apresenta recursos exclusivos e úteis para cada programa.

Por exemplo, caso você esteja usando o Safari, o Touch Bar vai exibir funções do programa. Além disso, o display conta com Touch ID, fazendo do novo MacBook Pro o primeiro notebook da Apple com sensor de digitais. Ainda assim, o notebook vai manter as teclas clássicas do aparelho, como F1, F2, etc. - que

... estarão disponíveis na Touch Bar.

Para enviar e-mails e mensagens, por exemplo, a Touch Bar pode exibir emojis, bastando ao usuário tocar no painel para adicionar ao texto.

Touch Bar promete facilitar na edição de fotos e vídeos (Foto: Reprodução/Apple)

O Touch ID da Touch Bar vai permitir, por exemplo, confirmar um pagamento com a impressão digital do dono do MacBook. Com fotos e vídeos, a Touch Bar vai permitir usar ferramentas de edição de imagens. Os usuários poderão ainda otimizar a Touch Bar, escolhendo quais as principais funções que ficaram disponíveis no display do teclado.

*Colaboraram Caio Bersot e Aline Batista

*Matéria em produção.

 




>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.