Final Fantasy XV e The Last Guardian, dois jogos bastante esperados e que sofreram vários atrasos recentemente foram a “Gold”, um termo que a indústria utiliza com frequência para rotulá-los como completos. Entenda exatamente o que significa esse termo e por que ele costuma ser recebido com entusiasmo por fãs.

Final Fantasy XV é o game perfeito para todo tipo de fã, diz produtor

Jogo pronto e sem atrasos

O momento no desenvolvimento de um game em que ele se torna “Gold” (Ouro) é a fase de produção em que a primeira cópia completa do jogo é produzida, aquela que será enviada para fabricação em massa para depois chegar nas caixas até o jogador. Em outras palavras, quando se diz que um jogo foi a “Gold” é porque ele está pronto.

The Last Guardian, em desenvolvimento há quase 10 anos, foi a "Gold" recentemente (Foto: Reprodução/PlayStation)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Apesar de o assunto parecer algo muito técnico, essa informação é importante também para o jogador. Uma vez que um game tenha ido a “Gold”, significa que não deve haver mais atrasos nem cancelamentos, pois estes só costumam ocorrer ainda na etapa de desenvolvimento, quando um jogo não fica pronto a tempo ou surge algum problema grave.

Atingir a marca de “Gold” é um porto seguro para games que já tiveram muitos atrasos ou que quase foram cancelados em outras épocas, como Final Fantasy 15, The Last Guardian, No Man’s Sky, Mighty No. 9, entre outros.

Atualizações de 1º dia

Apesar de tecnicamente o jogo “Gold” já estar pronto e ser enviado para fabricação em massa, nos dias de hoje o desenvolvimento continua mesmo após essa fase. Porém, qualquer alteração que seja feita após a etapa “Gold” não pode mais ser colocada no disco, é quando entram as atualizações de primeiro dia, os “Day One Patch”.

A equipe da produtora Hello Games comemora na foto o momento em que No Man's Sky foi a "Gold" (Foto: Reprodução/Twitter)

Essas atualizações são disponibilizadas no dia do lançamento para corrigir bugs que tenham sido encontrados posteriormente ou mesmo adicionar conteúdo extra que não está no disco. No caso de No Man’s Sky, uma grande porç

... ão da aventura só foi finalizada depois que ele foi a “Gold” e adicionada através de uma atualização no primeiro dia.

Origem

Ninguém sabe ao certo a origem do termo “Gold”, pois ele já era utilizado em indústrias muito mais antigas que a de games, como a indústria fonográfica, e muito antes dos CDs e DVDs, o que também descarta teorias sobre a cor da mídia utilizada. A versão Gold é às vezes chamada também de “Master Copy” (Cópia Mestre) já que ela é utilizada para produzir as cópias subsequentes.

Qual é o melhor jogo da série Final Fantasy? Comente no Fórum do TechTudo.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.