No final de 2015, o Facebook redesenhou completamente o seu aplicativo Notas, disponível na própria rede social. Antes, era visualmente feio e simples. Com o redesign, o recurso está mais moderno e tem novas funções de edição de texto. O Notas do Facebook funciona semelhante à plataforma Medium, usada para publicação de textos. Na lista abaixo, confira dicas para usar esse recurso da rede social de Mark Zuckerberg.

O que fazer em caso de bullying e assédio no Facebook

Facebook testa filtro no estilo ‘Prisma’ para vídeos em tempo real

Confira 11 dicas para usar as Notas do Facebook como um especialista (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

1. Como ativar e acessar a seção de Notas do seu perfil

Para ativar a seção de Notas no seu Facebook, vá até o seu perfil e pouse o mouse em cima do link “Mais”. Uma lista com algumas opções aparecerá. Clique em “Gerenciar seções” e na nova lista que se abrir procure por “Notas”.

Se a caixa de seleção estiver desmarcada, clique nela para marcá-la e, assim, ativar esta seção em seu perfil do Facebook. Agora, para acessá-lo, basta clicar em “Sobre”, logo abaixo de sua foto de capa e rolar a página para baixo até chegar na seção “Notas”.

Acessando o aplicativo de Notas (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

2. Integrar a seção Notas com a sua Página do Facebook

Se você é o administrador de uma fanpage, é possível adicionar a seção Notas à ela. Para isso, vá até as configurações da página, que pode ser acessada na parte superior dela, clique em “Aplicativos” e depois no botão “Adicionar aplicativo”, que fica ao lado de Notas. Em seguida, suas Notas serão exibidas na lateral esquerda da fanpage. 

3. Criar, editar e excluir Notas

Usar o recurso de Notas do Facebook é muito fácil. Para criar uma, basta entre na seção Notas de seu perfil e clique em “Adicionar nota”. Em seguida, escreva o que deseja.

É possível formatar o texto com negrito, sublinhado, itálico e outras funções, além de adicionar imagens.

Adicionando uma nova nota (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Depois de escrever o seu texto e formatá-lo, escolha as configurações de privacidade e clique em “Publicar”. Pronto, sua nota já estará visível a todos os usuários permitidos.

Caso você queira editar uma nota já publicada, basta clicar em “Ver mais” logo abaixo da nota e na opção “Editar nota”. O texto poderá ser editado e, quando finalizar, clique em Publicar atualização”.

O mesmo

... procedimento serve para excluir uma Nota. Mas, quando você clicar em “Editar Nota”, role a página para baixo até encontrar a opção “Excluir”.

Confirme que você realmente deseja excluí-la e pronto, sua nota foi deletada. Vale ressaltar que esta ação não pode ser desfeita.

Como descobrir quem te visitou no Facebook? Descubra no fórum TechTudo.

4. Veja o alcance de sua Nota

O Facebook permite que você saiba quantas pessoas leram seu texto. No entanto, este recurso só está disponível para Notas públicas.

Ou seja, se você publicou uma nota apenas para amigos ou para uma lista selecionada de pessoas, esta contagem não será feita.

Mas, caso tenha publicado o texto como Público, basta acessá-lo para ver o número de visualizações logo abaixo do título da Nota.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

5. Adicionar uma foto de capa na Nota

Cada Nota pode ter uma foto de capa, deixando um aspecto visual mais bonito e profissional. Para isso, clique na área cinza do editor de notas, que fica na parte superior e toque em “Carregar uma nova foto”. Selecione a foto que deseja e pronto. 

As imagens devem ter uma resolução de 1200 x 445 pixels. Se a foto não tiver esta proporção, será esticada até atingi-la.

Mas, dessa forma, o resultado pode não ficar bom, com distorções e até borrões. Para remover a imagem, passe o mouse sobre ela e clique em “Remover”.

Inserindo uma imagem de capa (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

6. Adicionar imagens ao texto

Você também pode inserir imagens no corpo do texto. Para isso, clique no local onde deseja adicionar a imagem e depois toque no botão “+”, que ficará à esquerda.

Clique na opção “Foto” e escolha uma das imagens da lista. Para usar uma imagem que está salva em seu HD, clique em “Carregar uma nova foto”. O processo de remoção é o mesmo usado para remover a imagem de capa.

Colocando uma imagem no texto (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

7. Redimensionar imagens manualmente

Além de inserir as imagens no texto, você pode alterar o tamanho delas manualmente. Basta passar o mouse por cima da imagem para aparecer duas barrinhas cinzas ao lado da foto.

Levando o cursor até uma dessas barras, ficará azul. Então, é só clicar e arrastar para redimensionar a foto.

Algumas resoluções são recomendadas pelo editor de texto: a largura máxima é de 1200 px, a largura grande é de 900 px e a altura máxima é de 720 px; a largura da coluna de texto deve ficar em 700 px.

8. Alterar a posição da foto no texto

O usuário também pode mudar a posição da imagem no corpo do texto, basta passar o cursor do mouse na imagem e selecionar uma das opções: à esquerda, centralizado ou à direita.

9. Formatar o texto

As opções de formatação de texto só estão disponíveis no computador. É possível colocar o texto em negrito, itálico e mono. Para utilizá-las, basta selecionar uma parte do texto e clicar em uma das opções.

Editando trechos selecionados do texto (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

O editor também possui opções de formatação avançada, como alteração da fonte do título e dos subtítulos, adição de marcadores normais e numéricos, alteração do texto para uma citação e a sinalização do trecho selecionado para uma caixa, de forma que chame mais atenção.

Para acessar essas funções avançadas, clique na linha do texto que deseja editar e passe o mouse sobre o ícone com várias linhas empilhadas à esquerda. 

10. Linkar sites, pessoas e páginas do Facebook

As Notas do Facebook permitem que o usuário crie links que levam para páginas web, perfis na rede social e fanpages. Para isso, selecione a palavra ou trecho que deseja transformar em link e clique em “Link”. Depois é só colar a URL da página web.

Para mencionar outro usuário do Facebook, é só digitar o nome dele com a primeira letra em maiúscula e clicar na foto de perfil que aparecerá em um menu suspenso.

Para linkar uma fanpage, digite “@” e depois o nome da página, selecionando no menu suspenso.

11. Quem vai visualizar e comentar na minha Nota?

Quando você publica uma Nota em seu perfil do Facebook, escolhe quem poderá vê-la e acessá-la. Por exemplo, se definir sua Nota como “Público”, qualquer usuário do Facebook conseguirá acessá-la. Mas, se definir como “Amigos”, apenas os seus amigos poderão ver e comentar.

Definindo quem pode ver o seu texto no Facebook (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.