Muitos usuários tem dificuldade ao tentarem parear o iPhone com outros dispositivos, principalmente se eles não forem da Apple,  esse problema pode ser resolvido com algumas redefinições de configurações no próprio celular. Alguns dribles no sistema também poderão ser a solução para este inconveniente.

A tecnologia Bluetooth continua sendo uma ótima maneira de se conectar sem usar fios. O emparelhamento de dispositivos possibilita fazer disparo de lembretes, interagir com vários dispositivos como wearables e usar alto-falantes sem fio, dentre outras opções. Veja algumas dicas para acabar com o contratempo.

iPhone: como remover opções do autocompletar do iOS

Problemas ao conectar o iPhone com dispositivos Bluetooth? Veja possíveis soluções (Foto: Luciana Maline/TechTudo))

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular 

1- Verifique o óbvio primeiro

Existem várias causas possíveis para a falha do emparelhamento entre o seu dispositivo com iOS e o acessório que você está tentando se conectar. No entanto, é precisar conhecer as possibilidades e ir eliminando-as aos poucos, já que algumas podem até mesmo ser óbvias demais.

É isso mesmo,  às vezes nos esquecemos do óbvio, e é nesse ponto que a maioria da dificuldades relacionadas a Bluetooth podem estar. Por causa disso, existem algumas coisas que você precisa ter a certeza, antes de tentar se aprofundar na solução do problema.

Primeiramente, certifique-se que o Bluetooth está ativado e que o Modo Avião está desativado no seu iPhone. Você pode fazer isso deslizando o dedo a partir da borda inferior da tela para parte superior, para exibir a tela da Central de Controle do sistema, onde estão os botões das configurações.

Verificando o Modo Avião e o Bluetooth do iPhone (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Também verifique se o dispositivo Bluetooth que deveria estar se conectando ao telefone, como fones de ouvido, fitness tracker, ou smartwatch; está ligado, e se estiver, se este tem carga na bateria suficiente para se conectar e ser utilizado.

Verifique se o seu iPhone e o aparelho estão perto um do outro, a uma distancia o suficiente para estabelecer a conexão. A recomendação padrão é que a distancia entre aparelhos Bluetooth não ultrapasse a barreira dos 10 metros. Entretanto, hardwares diferentes, variações das antenas, vários tipos de interferências, e diferentes versões da tecnologia acabam por complicar a exatidão desse alcance.

Em resumo, quanto mais próximo os dispositivos estiverem, melhor. Assim, ao tentar emparelhar dispositivos ou solucionar problemas porque eles não estão fazendo emparelhamento, verifique se eles estão tão perto quanto possível. Assim, se conseguir emparelhá-los, será possível experimentar o uso com uma distância maior.

Se nenhum dos itens acima ajudar, então é hora de passar para algumas outras dicas de resolução de problemas.

2- Desligue o Bluetoo

... th e reinicie o iPhone

Se você não consegue fazer o emparelhamento do seu iPhone com o dispositivo Bluetooth ou o aparelho não aparece na lista de possíveis conexões, vale a pena simplesmente desativar o Bluetooth e reiniciar o aparelho.

Para isso, desative o Bluetooth no seu dispositivo iOS a partir da Central de Controle (veja neste tutorial como realizar), e em seguida, desligue o aparelho pressionando o botão correspondente e confirmado o desligamento. Depois, ligue o aparelho novamente e aguarde o sistema iniciar.

Quando o seu iPhone iniciar, ative o Bluetooth novamente e ligue o que você deseja emparelhar. Na maioria das vezes, esta técnica funciona.

Faça o iPhone esquecer o dispositivo, e em seguida, faça um novo emparelhamento

Se você está tendo problemas com um dispositivo que já tenha sido emparelhado com sucesso no passado, e a opção anterior não funcionou para você, tente fazer o iPhone “esquecer” o dispositivo e emparelhá-lo novamente a partir do zero.

Passo 1. Acesse a opção “Ajustes” do iOS e toque em “Bluetooth”;

Acessando a opção "Bluetooth" nos "Ajustes" do iOS (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Dentro de “Bluetooth”, toque no circulo com “i” ao lado do dispositivo que você está tendo problemas para se conectar. Depois, toque no botão “Esquecer este Dispositivo”;

Acessando as informações do dispositivo e fazendo o iOS esquecê-lo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Em seguida, confirme se você quer mesmo esquecer o dispositivo.

Confirmando o "esquecimento" do dispositivo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Agora que iOS esqueceu o dispositivo, você pode tentar emparelhá-lo novamente.

Redefina as configurações de rede

Se nenhuma das etapas até agora resolveu o seu problema, você ainda pode zerar todas as suas configurações de rede. O processo se resume a acessar a opção “Ajustes”, “Geral”, “Redefinir” e tocar em “Redefinir Ajustes de Rede”, como mostra esse tutorial.

Redefinir os ajustes de rede no iOS (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Antes de fazer isso, esteja ciente de que isso realmente irá apagar todas as suas configurações de rede. Todos os emparelhamentos Bluetooth e redes Wi-Fi serão removidos, incluindo quaisquer VPNs que você configurou.

Isso também redefine as configurações da rede celular. Mas, a menos que você esteja usando uma operadora que lhe permite configurar manualmente suas definições, as configurações da rede móvel serão restauradas automaticamente.

As últimas opções: restauração das configurações de fábrica ou restauração de um backup do iTunes

Se nada do que foi citado acima resolveu seu problema, é hora de tentar algumas opções mais drásticas.

A primeira delas é a restauração das configurações de fábrica do iPhone, para isso, siga utilize as instruções neste tutorial.

A opção de reset ou restauração das configurações de fábrica irá colocará o seu dispositivo como novo, apagando todas as suas configurações pessoais, aplicativos e dados.

A outra opção é restauração de um backup do iTunes, que pode ser feita a partir deste tutorial (use apenas a parte da restauração de um backup do iTunes).

Restauração de um backup significa que você terá que ter feito um backup de um período em que o iPhone conseguia emparelhar com o dispositivo Bluetooth, para poder restaurar.

Concluíndo

E, finalmente, se nada mais aqui funcionou para você, o celular pode realmente ter um problema de hardware. Tente emparelhar seu iPhone com outros dispositivos Bluetooth e veja se a dificuldade não é pontual. Vale também conectar com outro aparelho iOS para testá-lo. Se todas as opções apresentarem contratempos na conexão, provavelmente é a hora de agendar um compromisso com o serviço de suporte da Apple.

Os novos iPhones não são tão bons quantos os antigos? Comente no Fórum do TechTudo.

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.