Mu Legend é a sequência oficial do famoso MU Online, também desenvolvido pela empresa coreana Webzen Games. Conhecido anteriormente como MU2, o MMORPG promete renovar a jogabilidade da série, mas sem deixar de apostar na nostalgia. A fase beta começou em 25 de outubro, trazendo as principais novidades que aguardam os jogadores no lançamento. Confira as primeiras impressões do jogo:

Nosgoth e Lineage 2 estão entre melhores MMORPG online grátis para PC

Os frequentadores de "lan houses" certamente devem se lembrar de MU Online. Em meados dos anos 2000, o título foi um dos primeiros RPGs online a fazer sucesso entre os jogadores brasileiros. E é neste clima de nostalgia que entramos em Mu Legend, que vem como um prólogo do original. Contudo, as diferenças são maiores que as semelhanças neste novo game. Mu mantém sua essência, mas se torna um produto de uma geração mais atual.

Confira as primeiras impressões do beta de Mu Legend (Foto: Divulgação/Webzen)

Um novo MU

Mu está de cara de nova e isso é inegável. Contudo, ele não traz nada de muito inovador se comparado a outros jogos do mesmo gênero. O que ele faz, na verdade, é se “adequar” ao estilo dos atuais em vários aspectos, como combate e jogabilidade. Claro que, aqueles que esperam encontrar resquícios de Mu Online, não vão se decepcionar.

Mu Legend é um RPG de ação com vários níveis de dificuldade. Ele se adequa tanto ao jogador casal, que prefere se focar no PVE, com uma jogabilidade descomplicada, quanto para quem opta por algo mais "hardcore" e querem investir na progressão de personagem direcionada ao PVP.

O visual do jogo ainda lembra bastante Mu Online (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

A fase beta mostrou quatro das cinco classes disponíveis do jogo – "Dark Lord", "Whisperer", "Blader" e "War Mage" – que apresentam, em parte, características semelhantes às originais de Mu Online. As classes são restritas por gênero e apenas a Emphasizer não estava disponível. As informações sobre cada personagem aparecem dispostas na tela de criação, onde é possível personalizá-las com cabelo, cores e algumas tatuagens.

O "Dark Lord" já era uma classe existente, sendo um híbrido entre mago e guerreiro. A "Whisperer" lembra bastante a classe de "Fairy Elf", também manuseando arco e fecha. Já o "War Mage" é o mago padrão com dano alto e o "Blader" a classe de guerreiro do jogo.

No entanto, mesmo com classes variadas, a jogabilidade não se difere muito entre uma e outra. Como quase todas atacam a distância ou usando magias, com exceção do "Blader", basta apertar os botões de habilidade repetidas vezes para atingir seu alvo.

Blader era uma das classes disponíveis no beta de Mu Legend (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Combate e progressão

O combate e progressão de personagem ainda lembram o game antecessor, mas com adicionais que trazem diferenças positivas ao jogo. O princípio do combate ainda é o mesmo: juntar uma grande quantidade de inimigos e aniquilá-los com uma chuva de habilidades. Contudo, o estilo atua

... l lembra mais Diablo ou Grim Dawn, no que diz respeito à mecânica. 

Além do nível principal, o personagem ganha um status extra, chamado de "Soul Level", que traz consigo pontos que podem ser distribuídos entre seus atributos. Mas, diferentemente de outros jogos, eles não se limitam a ataque, vitalidade, destreza ou inteligencia.

Na verdade, o pontos são alocados em status como ataque físico, ataque mágico, chance de golpe crítico, defesa mágica e mais. O level máximo do beta era de 65, porém, foi possível continuar aumentando o "Soul Level" para expandir o potencial do personagem.

O Soul Level é um status extra com pontos para distribuir nos atributos do personagem (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Há uma lista de habilidades a serem desbloqueadas e arrumadas na barra inferior da tela. Além das principais, cada personagem possui habilidades especiais ("Expert Skill") a serem destravadas nas fases 25, 45 e 65. Algumas têm animações parecidas, senão iguais a certas habilidades de Mu Online, a exemplo de "Evil Spirit", que passou a ser chamada de "Specter".

Os equipamentos também têm modelos que lembram os do jogo original, assim como a possibilidade de encantá-los para aumentar seu poder. Lembra do som que o jogo fazia quando você conseguia uma "Bless"? Ele ainda é o mesmo em Mu Legend.

Alguns equipamentos e magias são semelhantes aos originais do Mu Online (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Os controles das habilidades ficam nos botões Q, W, E, R e T, enquanto a movimentação do personagem é toda feita no clique do mouse. Jogadores acostumados com Q, W, A, S, D provavelmente vão estranhar os comandos de primeira. Contudo, a jogabilidade é bem simples. Já a combinação de habilidades é feita à sua maneira.

Dungeons e mais dungeons

A maior parte do conteúdo PVE do jogo é bem fácil e sem grandes desafios. A progressão de level é quase automática, feita apenas por missões da campanha principal. Felizmente, as "dungeons" são um prato cheio para quem busca maiores dificuldades.

Os combates em dungeons e rifts são o grande desafio do game (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Elas estão presentes em grande quantidade e se dividem em níveis diferentes, do mais fácil ao quase impossível. O level não afeta apenas a dificuldade do chefe, mas também melhora as chances de conseguir itens raros ou mais fortes ao final das lutas.

Já os "Rifts" se adequam ao nível do personagem, porém, isto não os torna mais fáceis que as "dungeons". À medida que o jogador avança acima do level 45, ele será praticamente obrigado a fazer "dungeons" e "rifts" em equipe. O que não é um ponto negativo. Muito pelo contrário, são estes desafios que mais se destacaram durante a fase beta do jogo.

Os chefes têm habilidades variadas, nas quais muitas delas têm alcance em área, fazendo com que o jogador pense em estratégias – e não só ficar apertando o mesmo botão repetidamente. A fim de evitar que jogadores tirem vantagens dos itens dos "rifts", eles são limitados a uma quantidade diária. 

Rifts trazem desafios de acordo com o level do personagem (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

O PVP funciona em arena, em combate direto, e não é mais possível atacar qualquer personagem do mapa. Este detalhe pode ser tanto um ponto negativo quanto positivo, a depender do jogador. Entretanto, há espaço para concordar que esse detalhe evite que a comunidade se torne tóxica ou que jogadores tenham vantagem em cima de outros.

Gráficos e som

Mesmo sendo um jogo desenvolvido no motor gráfico da Unreal Engine 3, Mu Legend tem gráficos bonitos e animações fluídas. Ele tem requisitos leves e não traz dificuldade para quem rodá-lo nas configurações máximas. O que poderia melhorar é a interface. Só a barra de habilidades ocupa quase toda a parte inferior da tela. Os menus ficam na parte superior, colados às informações do personagem, causando certa poluição visual.

Mu Legend é um RPG de ação sólido, com características que vão agradar os fãs do gênero e do seu antecessor. Contudo, ele não traz nada que impressione ou o destaque além do nome. Suas mecânicas funcionam muito bem, o combate é divertido e a progressão natural, com desafios que trazem uma sensação de recompensa ao serem completados, como é o caso das "dungeons".

Mas, no geral, ele se encaixa no padrão até demais, correndo o risco de, a longo prazo, se tornar só mais um MMORPG coreano.

Qual o melhor MMORPG? Opine no Fórum TechTudo.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.