O “root” é um usuário que tem total controle de todo o Linux e é o administrador do sistema. Ou seja, isso torna root perigoso e somente usuários avançados que entendem as implicações devem usá-lo. Pelo risco envolvido, o melhor a fazer é desativar a conta de root. Quando se trata de Linux e de sistemas operacionais semelhantes (como o Unix), o usuário root é a ferramenta mais poderosa.

Invasores podem acessar sistema Linux em apenas cinco segundos; entenda

Com o root, o sistema inteiro pode ser modificado e ajustado, mas pode tornar-se perigoso se cair em mãos erradas. Por isso, é recomendável que apenas aqueles que realmente entendem a importância do usuário root, possam usá-lo. Para todos os outros, o ideal é desativar esta conta.

Descubra como desativar a conta de root (administrador) no Linux (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Desativar a conta root

Passo 1. Para desativar a conta root, abra uma janela de terminal. Depois, use o comando “sudo -s” e tecle enter, para conseguir acesso como administrador. Isso dará ao usuário acesso root sem fazer logon no usuário root;

Obtendo acesso como administrador no terminal do Linux (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Em seguida, remova a senha de root com o comando “passwd –lock root” e tecle enter. Isso desativará completamente o login root. Ou seja, a partir desse ponto, nenhum usuário terá mais acesso.

Removendo a senha de root (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

O comando acima bloqueia a senha do root. Como alternativa, é possível desativar a senha atual para que nenhum usuário saiba qual é, tornando mais completa a desativação do root. Para isso, use o comando “passwd -d root” e tecle enter.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Reativar o root

Quando for necessário, você pode reativar a senha. Basta usar o comando “sudo passwd root” e teclar enter. O sistema pede uma nova senha e a conta root será reabilitada no sistema.

... foto componente-conteudo"> Reativando a senha do Root (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Agora você pode utilizar essas dicas e deixar seu sistema Linux menos vulnerável.

Netflix não funciona no Linux, como resolver? Troque dicas no fórum do TechTudo.

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.