No evento Adobe MAX 2016, que aconteceu de 31 de Outubro a 4 de Novembro, foram apresentadas as novidades da suíte de criatividade Adobe Creative Cloud, que abrange programas como Photoshop e Adobe Photoshop Lightroom. O que chamou bastante a atenção dos presentes e da mídia especializada, foi um novo programa, ainda não finalizado, o Project VoCo, que promete mudar totalmente o mercado de áudio.

Como aplicar filtros e texturas nas fotos no Photoshop

O software permite fazer a edição de áudio como se estivesse editando um texto. Com o programa é possível editar as palavras ditas por qualquer pessoa e, até mesmo, inserir frases que sequer foram pronunciadas criando um único discurso. A Adobe não informou quando ou se pretende liberar a ferramenta ao público geral – já que isso poderia trazer implicações éticas e, talvez, legais.

Project VoCo é o novo projeto da Adobe (Foto:Reprodução/Creative Blog)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

A ferramenta foi demonstrada pelo desenvolvedor Zeyu Jin e seu funcionamento é relativamente simples. Para poder simular a fala de qualquer indivíduo, o Project VoCo precisa, primeiro, ouvir mais ou menos 20 minutos de áudio com a voz daquela pessoa. Com essa amostra, o software é capaz de fazer uma representação muito precisa da voz gravada quando "lê algum texto".

Depois que a voz da pessoa é analisada pelo programa, editar o áudio é tão simples quando editar um texto. É possível não somente recortar partes do áudio, mas também modificar falas e digitar o que o usuário quiser que seja falado pela máquina. O software consegue reproduzir, até mesmo, o timbre, sotaque e pequenas manias de fala da pessoa

... introduzindo alguns "cacos".

Qual é o seu editor de fotos favorito? Comente no Fórum do TechTudo. 

Ao ser questionada sobre o lançamento do Project VoCo, a empresa não informou quando ou se pretende liberar a ferramenta ao público geral. Assim como o Photoshop é utilizado para manipular fotos para fins ilegais ou antiéticos, o software poderia ser facilmente usado para forjar provas. 

Via Creative Blog


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.