O WhatsApp Beta recebeu uma atualização que promete mais segurança na hora de transferir a sua conta para outro celular. Agora, é possível ativar a verificação em duas etapas no app. A novidade chegou nesta quinta-feira (10) para a versão de testes do mensageiro, disponível para smartphones com Android e Windows Phone. O update também permite ouvir áudios em segundo plano, mesmo se você sair do aplicativo.

Foto ‘fake’ e voz de artista; cinco apps para enganar amigos no WhatsApp

O novo recurso funciona quando o usuário quiser adicionar a sua conta em um novo aparelho. Como o mensageiro não permite o uso do mesmo número em dois dispositivos diferentes, ele costuma enviar um código via SMS para fazer a transferência do WhatsApp para outro celular. Com a verificação em duas etapas, é possível criar uma espécie de "senha" para realizar esse procedimento, além de usar o número fornecido por SMS. Ou seja, a novidade não é obrigatória, mas cria uma camada a mais de proteção, já que somente o próprio usuário saberá o número criado. Veja, abaixo, o passo a passo de como ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp.

WhatsApp adiciona verificação em duas etapas na versão beta (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo))

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Passo 1. Atualize o aplicativo e acesse as opções, na lateral direita na parte de cima da tela. Em seguida, vá em "Configurações" e em "Conta".

Acesse as configurações do WhatsApp (Foto: Reprodução/Aline Batista)

Passo 2. Toque na opção "Verificação em duas etapas" e, na tela seguinte, vá em "Ativar" para registrar um código de acesso. 

Toque em "Verificação em duas etapas" no WhatsApp (Foto: Reprodução/Aline Batista)

Passo 3. O aplicativo pede para criar um código de acesso que será solicitado para registrar o número no WhatsApp. Depois, você precisa associar a sua conta a um e-mail para recuperação de dados e reenvio de um novo código, caso esqueça o seu. Em nossos testes, o app só validou o e-mail do Google utilizado no próprio aparelho. Antes de salvar, o mensageiro pedirá que você confirme o código criado e o e-mail. Depois, toque em "Salvar".

... oto: Reprodução/Aline Batista)" height="408" src="//s2.glbimg.com/y2nB_KxyGN0G8WCM6_b-I0cschI=/0x0:699x410/695x408/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/11/10/passo_3.jpg" title="Crie seu código, digite seu e-mail e confirme (Foto: Reprodução/Aline Batista)" width="695">WhatsApp: crie seu código, digite seu e-mail e confirme (Foto: Reprodução/Aline Batista)

Passo 4. O WhatsApp exibirá uma mensagem "aplicando as configurações". Depois disso, o app ativa a verificação em duas etapas. Se você quiser, é possível desativar o recurso, criar um novo dígito ou alterar o e-mail.

A verificação em duas etapas no WhatsApp será confirmada (Foto: Reprodução/Aline Batista)

O recurso de verificação em duas etapas já é comum em contas de e-mail e até mesmo no Facebook. Com a nova função, o WhatsApp reforça o compromisso com a segurança dos usuários. Vale lembrar que, em abril deste ano, o mensageiro adicionou criptografia às mensagens com o mesmo intuito. Por enquanto, a autenticação em duas etapas só está disponível nas versões beta do WhatsApp para Android e Windows Phone. No entanto, o mensageiro costuma ser atualizado com frequência e as novidades devem chegar em breve à versão oficial do app, incluindo os iPhones (iOS).

Essa mesma atualização para Android também permite ouvir áudios em segundo plano. Agora, o som continua sendo reproduzido, mesmo que o usuário saia da conversa. Em nossos testes, no entanto, a novidade só funcionou indo direto para a tela inicial do celular por meio do botão home. Com a opção de "voltar" do WhatsApp, o áudio foi interrompido.

No Windows Phone, o mensageiro também recebeu outra novidade: informações de armazenamento. Nas configurações do app, agora é possível ver a quantidade de espaço consumido pelas conversas. Essa função já existia na versão do aplicativo para Android e iPhone.

Como descobrir se alguém te bloqueou no WhatsApp? Veja no Fórum do TechTudo.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.