A barra de tarefas do Windows funciona como um atalho que permite acessar rapidamente os programas que estão fixados lá. Dessa forma, facilita a vida do usuário, que não precisa realizar a busca através do menu iniciar. Mas, além disso, há outras maneiras para acessar programas de forma mais rápida e economizar tempo. Confira, na lista abaixo, cinco dicas práticas de atalhos para usar a barra e acessar os aplicativos do seu computador.

Como converter texto em áudio no Bloco de Notas do Windows

Como mudar o dispositivo de reprodução e de gravação de áudio no Windows 10

Cinco dicas rápidas para usar a barra de tarefas do Windows (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

1. Acesso rápido aos programas fixados

Imagina que cada programa ou pasta fixado na barra de tarefas é representado por um número de 1 a 10, começando a contagem da esquerda para a direita da sua tela (o 10 é representado pelo 0). 

Para abri-los, basta tocar nas teclas "Windows + o número referente ao app que deseja acessar". Por exemplo, se quiser usar o Word, basta apertar "Windows + 3"; no caso do Google Chrome, "Windows + 4"; e para o iTunes, "Windows + 0".

Enumere mentalmente cada programa fixado na barra de tarefas (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

2. Abrir nova janela de um programa que já está em execução

Se você já estiver usando um programa e quiser uma nova janela dele, basta pressionar a tecla "shift" antes do atalho referente à abertura da aplicação. Por exemplo, se estiver usando o Firefox e quiser abrir uma nova janela, basta usar o atalho "Shift + Windows + 9".

Se dentre as várias janelas ou sessões abertas, você quiser acessar a mais recente, é só pressionar a sequência de teclas "ctrl + Windows + o número referente ao programa na barra". Ou, se quiser usar o mouse, basta apertar "shift" enquanto clica na aplicação.

Dúvidas sobre o Windows 10? Veja respostas e dicas no Fórum do TechTudo.

3. Acessar os itens da área de notificações

Os ícones da área de notificações, situadas do lado direito da tela, também podem ser acessados através do teclado. Para isso, basta pressionar as teclas "Windows + B". A seta referente ao acesso da área ficará em destaque. Em seguida, pressione enter.

Seta de acesso da área de notificações em destaque (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Basta pressionar as teclas direcionais (setinhas) para percorrer pelas aplicações presentes na área de notificações e apertar enter quando o programa desejado estiver em destaque.

Use as t
... eclas para acessar os programas da área de notificações (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

4. Abrir o Power User menu

O Power User menu foi implementado após o lançamento do Windows 8, versão do sistema operacional que eliminou o menu Iniciar. Mas, depois o menu iniciar voltou e o Power User Menu continua tendo seus predicados e, para usá-lo, basta pressionar o atalho "Windows + x".

Para acessar os recursos, basta tocar sobre a tecla da letra sublinhada. Por exemplo, para abrir a pasta de Programas e Recursos, é só apertar a tecla R, assim como a letra D para desligar o PC.

O Power Menu surgiu com o Windows 8, mas não foi descontinuado, mesmo com o retorno do menu Iniciar (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

5. Abrir menu de contexto

Ao clicar com o botão direito sobre os ícones dos programas fixados na barra de tarefas, aparece um menu simples, apenas com as opções de abri-los ou desfixá-los. Mas é possível acessar o menu de contexto e todas as suas opções mesmo na barra. Para isso, é só apertar "shift e clicar com o botão direito sobre o ícone do app".
O menu de contexto também pode ser acessado diretamente da barra de tarefas (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.