O Chromecast 2 é um dispositivo que transforma sua TV em smart. Com isso, você pode assistir a vídeos, usar aplicativos da Google Play Store e fazer streaming de músicas. Essas funções, contudo, são apenas algumas das possibilidades para o aparelho, que oferece muito mais serviços do que apenas Netflix, YouTube e Globo Play, por exemplo. 

EZCast ou Roku? Saiba qual rival do Chromecast tem desempenho superior

O dongle do Google chegou ao Brasil com preço sugerido de R$ 399, mas já é possível encontrá-lo por até R$ 240 em algumas lojas do varejo ou durante promoções. Para descobrir funções pouco conhecidas por grande parte dos usuários do dongle do Google, confira a lista abaixo, que traz utilidades como apresentação de slides, modo silencioso e espelhamento da tela.

Apresentar slides

Apresente slides na TV com Chromecast (Foto: Paulo Alves/TechTudo )

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Com ajuda do aplicativo Slides, do Google, o Chromecast 2 pode servir para transmitir uma apresentação para a TV pelo celular. Sem precisar de um computador, você pode acessar um arquivo no Google Drive e exibir o conteúdo para a audiência enquanto controla tudo pelo smartphone. O display do dispositivo móvel pode, inclusive, servir de apoio para ler tópicos e anotações da apresentação, enquanto o Chromecast exibe somente o conteúdo principal.

Usar a TV como porta-retratos digital

Transforme a TV em porta-retratos com o Chromecast (Foto: Paulo Alves/TechTudo )

Outra função interessante permite usar uma TV com o Chromecast 2 conectado como um porta-retratos digital gigante. Ao usar o recurso de plano de fundo, é possível escolher imagens do Google Fotos e do Facebook para exibir na sala de estar. O usuário pode selecionar fotos específicas ou álbuns inteiros para mostrar, tornando o recurso útil na hora de receber visitas ou lembrar de momentos especiais. 

Silêncio: assistir na TV, mas com áudio no celular

Chromecast pode transmitir áudio só para o celular com o app LocalCast (Foto: Caio Bersot/Techtudo)

Com o aplicativo LocalCast, é possível ouvir o áudio de filmes e séries exibidas na TV somente no fone de ouvido do celular. Ou seja, é possível assistir a tudo em tela grande sem fazer barulho. Com o truque, o usuário pode transformar o smartphone em uma espécie de fone sem fio para a televisão, evitando incomodar quem está próximo. O LocalCast é gratuito e a configuração é relativamente simples de fazer.

Permitir que outras pessoas escolham f

... ilmes e músicas sem a senha do Wi-FI
Permita que convidados usem o Chromecast sem a senha do Wi-Fi (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O Chromecast 2 oferece o Modo Convidado, que libera a transmissão de vídeos e músicas para a TV, mesmo que as pessoas não estejam conectadas à mesma rede. Com o recurso, você pode fazer uma festa em casa e deixar que convidados toquem qualquer coisa no Chromecast sem precisar compartilhar a senha do seu Wi-Fi.

O funcionamento é automático, mas, se algo der errado, basta usar o PIN de quatro dígitos que aparece na TV, para interromper.

Espelhar tela do Android na TV

Espelhe a tela do Android na TV com Chromecast (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

O Chromecast 2 é compatível com vários aplicativos famosos, como Netflix, YouTube e Globo Play, mas outros como o Facebook ainda não liberaram a transmissão de vídeos para a TV. Nesses casos, o problema pode ser resolvido se você tiver um smartphone Android. Com o celular, basta usar o recurso de espelhar tela no app Google Home ou o atalho nas notificações do celular. Ao ativar a função, tudo que aparece no telefone é exibido também na TV com Chromecast.

Vale a pena comprar um Chromecast? Comente no Fórum do TechTudo.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.