O iPhone tem uma nova falha de segurança que permite acessar fotos e contatos com o celular bloqueado mesmo sem ter a senha. Descoberto pelo canal do YouTube EverythingApplePro, o erro ocorre quando o usuário mal-intencionado recebe uma ligação e utiliza a Siri para ativar a função de VoiceOver no smartphone da Apple.  Além de deixar qualquer pessoa ver os seus dados, o bug é ainda mais preocupante porque afeta aparelhos com iOS 8 até a versão beta 10.2 – portanto, estão expostos do iPhone 4S até o mais recente lançamento, o iPhone 7.

Testamos o iPhone 7: confira o review completo

Apesar do erro ser grave, é possível proteger os seus dados e imagens somente ao desativar a Siri na tela bloqueada. Veja, abaixo, mais informações sobre a falha e o passo a passo para fugir do problema, enquanto a Apple não libera a próxima atualização com a correção.

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

A nova falha de segurança acontece quando o usuário tem a Siri ativada na tela de bloqueio do iPhone. Após receber uma ligação de qualquer contato e clicar em "Mensagem" e "Personalizado", a pessoa com más intenções ativa o VoiceOver por meio da assistente virtual. A partir disso, ela pode salvar um novo número de telefone. Ao selecionar uma foto de personalização, é possível acessar a biblioteca de imagens e os contatos, mesmo se o celular estiver protegido por senha e Touch ID.

iPhone tem nova falha que deixa qualquer pessoa ver suas fotos e contatos (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Como desativar a Siri para proteger os seus dados

Enquanto a Apple não libera a atualização para corrigir o erro, o usuário pode proteger as fotos e contatos do celular ao desativar a assistente virtual da Apple na tela bloqueada do iPhone. 

Passo 1. Clique em "Ajustes" e, depois, na opção "Siri".

Desligue a Siri na tela bloqueada do iPhone (Foto: Reprodução/Anna Kellen Bull)

Passo 2. Agora, basta desligar a chave "Acesso na Tela Bloqueada", de modo que a opção fique cinza, e não v

... erde.
iPhone tem falha de segurança com Siri ativada na tela bloqueada (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Pronto! Os seus dados estão protegidos mesmo com o novo erro de segurança do iPhone.

Via Softpedia

iPhone 7 ou Google Pixel: qual o melhor celular? Comente no Fórum do TechTudo.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.