O Google Home é o novo aplicativo para Chromecast, que antes tinha o nome de Google Cast. O recurso também permite controlar, na mesma interface, as configurações do seu Chromecast Audio, para executar músicas, e do Google Home, com formato de “assistente” gerenciar sua rotina.

Vale a pena comprar o Chromecast 2 ou esperar o Chromecast Ultra?

O app está mais completo e oferece sugestões de conteúdos para o dia a dia, com filmes do Netflix, vídeos do YouTube e até novos jogos para instalar no celular. É possível baixar em celulares Android e no iPhone (iOS) de forma gratuita. A função de streaming e controle dos dispositivos permite personalizar o pano de fundo, ver todos os aparelhos vinculados e até reinicializar o dongle do Google. Veja como encontrar os principais recursos neste tutorial para celular.

Veja como usar o Google Home, novo aplicativo do Chromecast no celular (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Passo 1. Baixe e instale o Google Home no seu celular. Na primeira vez que abrir o app será necessário configurar alguns dados. Confirme no botão de “Aceitar” para iniciar o acesso. Em seguida, toque em “Ativar notificação” e confirme em “Permitir”. Será feita uma busca automática por dispositivos (Chromecast, Chromecast Audio e Google Home) no local (mesma rede Wi-Fi).

Inicie as configurações do Google Home no celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Em seguida, é necessário “Fazer o Login” em sua conta Google para usar o app. Selecione sua conta cadastrada no aparelho ou “Adicione uma conta” para continuar.

Adicione sua conta Google para usar o Google Home no celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. A tela principal do Google Home é dividida em duas partes com conteúdos. A aba “Assistir” mostra sugestões de filmes, vídeos, músicas e mais mídias de apps já instalados no seu celular. Assim, você consegue encontrar títulos que são tendências no mundo reunidos na mesma tela, mesmo sendo de diferentes serviços. Ao tocar em um dos itens é aberta uma tela com descrição. Selecione “Assistir” para ser encaminhado diretamente para a mídia, no app específico.

... ma aba com sugestões de filmes e vídeos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)" height="499" src="//s2.glbimg.com/zGrZ8gL6qiTbNh47YBINTWLaLA0=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/11/14/home03.jpg" width="695">No Google Home há uma aba com sugestões de filmes e vídeos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Já na aba “Descobrir” há sugestões completas de apps que têm compatibilidade com o Chromecast. Há categorias de jogos, vídeos, músicas e mais itens. O interessante é que basta tocar no botão de “Instalar o App” para iniciar o download, sem precisar abrir a Google Play Store de forma separada.

Há uma aba para descobrir novos apps no Google Home (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. No menu indicado por “três linhas”, na esquerda do app Google Home, o usuário consegue encontrar alguns atalhos e ainda há a opção de “Transmitir tela/áudio”. O recurso funciona como um espelhamento da tela do celular na TV. Basta confirmar no botão em azul para iniciar o streaming.

Transmita a tela do celular na TV com o Chromecast no app google Home (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Gerenciar seus dispositivos

Passo 1. Para encontrar seus dispositivos (Chromecast, Chromecast Audio e Google Home) no app Google Home, toque no ícone do topo direito. Serão listados todos os aparelhos conectados na mesma rede Wi-Fi (e ligados na TV/aparelho). Na base da tela, estão os dispositivos vinculados.

Gerencie seus dispositivos no app do Google Home no celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Para ver mais opções de ajustes e gerenciamento, toque no ícone do topo direito do card (do Chromecast), com três pontos. Será aberta uma aba com opções para “Configurações”, “Configurações do Pano de fundo”, “Modo visitante” e “Reiniciar”.  O primeiro mostra dados técnicos do dispositivos, com nome da rede conectada, fuso horário, formato do relógio, nome do dispositivo e mais.

Acesse as configurações do dispositivo no Google Home (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Já as “Configurações para o Pano de fundo” permitem personalizar qual tipo de conteúdo de imagem será mostrado no seu Chromecast (na tela da TV) enquanto você não estiver usando o streaming de outro app. Ative o que preferir.

Gerencie pelo Google Home o plano de fundo do Chromecast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. O “Modo Visitante” permite que amigos usem seu Chromecast com um código específico, sem precisar usar seu Wi-Fi (nem fornecer senhas). Ative na chave em “Azul”. Veja mais detalhes sobre o modo visitante do Chromecast neste tutorial.

Ative o modo de visitante no Chromecast pelo Google Home (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Por fim, o item de “Reinicializar” (desligar e ligar) do dispositivo ajuda a corrigir alguns erros de streaming como os mostrados nas dicas. Basta confirmar em “Ok” para realizar o procedimento. Vale lembrar que essa função não formata o Chromecast.

Reinicie o Chromecast usando o app do Google Home pelo celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Agora você já pode ter acesso à conteúdos completos de forma rápida e ainda gerenciar seu Chromecast no novo Google Home. Este tutorial foi feito em um Galaxy S5 rodando Android 6.0 Marshmallow.

Smart TV ou Chromecast: qual é melhor? Comente no Fórum do TechTudo.




>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.