Se você trabalhe com documento que contenham muitas abas no Microsoft Excel, o ideal é organiza-las em ordem alfabética, para não se perder durante o trabalho. Melhor ainda, é fazer essa organização utilizando o VBA. Dessa forma, será criada uma macro específica para neste arquivo e você poderá colocar as abas em ordem alfabética rapidamente. É possível aplicar o recurso em qualquer documento que precise desta solução. Confira, no tutorial abaixo, como organizar abas de planilhas do Excel em ordem alfabética.

As 68 fórmulas mais usadas do Excel

Como organizar abas de planilhas do Excel em ordem alfabética (Foto: Divulgação/Microsoft)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 1. Abra seu documento no Excel;

Abas fora de ordem (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 2. Abra o VBA, clique com botão direito do mouse e escolha a opção Inserir. Depois, toque no item Módulo;

Caminho para Módulo (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 3. Copie e cole o seguinte código:

Sub Sort_Active_Book() Dim i As Integer Dim j As Integer Dim iAnswer As VbMsgBoxResult ' ' Prompt the user as which direction they wish to ' sort the worksheets. ' iAnswer = MsgBox("Sort Sheets in Ascending Order?" & Chr(10) _ & "Clicking No will sort in Descending Order", _ vbYesNoCancel + vbQuestion + vbDefaultButton1, "Sort Worksheets") For i = 1 To Sheets.Count For j = 1 To Sheets.Count - 1 ' ' If the answer is Yes, then sort in ascending order. ' If iAnswer = vbYes Then If UCase$(Sheets(j).Name) > UCase$(Sheets(j + 1).Name) Then Sheets(j).Move After:=Sheets(j + 1) End If ' ' If the answer is No, then sort in descending order. ' ElseIf iAnswer = vbNo Then If UCase$(Sheets(j).Name) < UCase$(Sheets(j + 1).Name) Then Sheets(j).Move After:=Sheets(j + 1) End If End If Next j Next i End Sub

Janela do VBA (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 4. Feche o VBA, clique na aba "Exibir" e depois em "Exibir Macros";

Caminho para Exibir Macros (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 5. Selecione o Macro criado e toque em "Executar";

... C8nzywkLYUU=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/11/18/excel5.jpg" width="695">Caixa para seleção de Macro (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 6. Fazendo isso todas as abas serão organizadas por ordem alfabética.

Abas organizadas (Foto: Reprodução/André Sugai)

Uma vez criada a Macro, o usuário pode utilizar quantas vezes desejar e aplicar em qualquer documento.

Erro no Excel, o que posso fazer para resolver? Comente no Fórum do TechTudo.

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.